A Volkswagen vai paralisar a produção da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). A paralisação servirá para adequar a linha de produção para a montagem do Taigun, um novo SUV compacto. O modelo será posicionado abaixo do T-Cross. A paralisação ocorrerá a partir do próximo dia 25 de março e durará 12 dias.
O novo carro também usará a plataforma MQB A0, a mesma de Polo, Virtus e T-Cross, mas custará menos que o SUV recém-lançado. O T-Cross parte de R$ 84.990 com motor 1.0 turbo.
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No entanto, ao contrário do T-Cross, o Taigun terá o entre-eixos do Polo, de 2,56 metros, ante os 2,65 metros de Virtus e T-Cross. O único motor provável para o novo carro deverá ser o 1.0 turbo de até 128 cv. O Taigun ainda terá câmbio manual ou automático de seis marchas.
O Taigun deverá concorrer com modelos como Honda WR-V, JAC T40 e Caoa Chery Tiggo2. O modelo será um produto inédito na linha global da Volkswagen, já que a gama de SUVs europeia também parte do T-Cross. O modelo também acaba de ser lançado por lá e é o menor SUV da VW até então.
Veja também: Coisas que não evoluíram nos carros
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RADIADOR
O radiador, no passar dos anos, continua o mesmo e de outras maneiras o sistema de arrefecimento tem sido melhorado, especialmente para carros de alto desempenho
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CHAVE DE SETA
Elas ficaram mais robustas, tem formato diferente, mas contiuam do mesmo jeito no quesito função.
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DESEMBAÇADOR
O desembaçador traseiro também não mudou desde que foi implantado. O sistema que garante a visibilidade, especialmente no vidro traseiro, continua sendo feito de filamentos que são aquecidos para tirar do vidro o embaçado que surge em dias frios ou de chuva
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CINTO DE SEGURANÇA
Desde que foi desenvolvido em 1959 por Nils Bohlin, funcionário da Volvo, a evolução do cinto de segurança foi a implantação do sistema autoretrátil, utilizado até hoje. No mais, patentes de tecnologias, como um air bag no próprio cinto, foram divulgadas, mas não entraram em produção, mantendo o sistema, que é importante na segurança dos ocupantes, sem alterações, porém ainda eficiente
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LIMPADOR DE PARA-BRISA
Com 104 anos de existência, o limpador de para-brisa mantém a sua essência inalterada. O sistema que retira o excesso de água do para-brisa para que o motorista possa enxergar durante a condução em tempo chuvoso ainda é o mesmo - com uma haste com borracha na ponta e que precisa ser trocada a cadadoze meses ou 10 mil km rodados
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MACACO
Outro item que não muda com o passar dos anos é o macaco. Com a utilidade de levantar o carro para a troca dos pneus em caso de furos, o componente não teve alterações ou inovações que sejam revolucionárias. O macaco tem diferentes tipos, mas mantém o mesmo padrão se tratando do que pode ser carregado no carro, tem uma rosca sem fim que serve para levantar ou retrair as partes retirando o carro do chão.
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LUZES DE LEITURA
As luzes de leitura poderiam fazer a frase "time que está ganhando não se mexe" real. Centralizadas, ou em dois pontos, um à frente e outro para o banco de trás, elas não mudaram ou apresentam inovações. Podem estar ligadas, desligadas e ligar ou não com a abertura das portas. Ajudam a encontrar chaves, documentos e moedas dentro do veículo. A maior ainda não adotou LEDs
Taigun é aguardado há anos
O modelo é um dos 20 lançamentos que a Volkswagen prometeu para o próximo ano. O Taigun deve finalmente chegar ao mercado após várias mudanças de rumo do projeto desde que o nome apareceu pela primeira vez, ainda em 2013.
Na época, o modelo teria porte ainda menor, já que seria baseado no VW Up!. Um conceito chegou a ser mostrado no Salão de São Paulo de 2012 e patentes apareceram na China no ano seguinte, mas aquele carro jamais chegou a entrar em produção.