A Volvo ampliou a autonomia e a capacidade de carregamento dos elétricos C40 Recharge e XC40 Recharge. E as novidades não param por aí. Afinal, a dupla agora pode ter tração apenas na traseira, solução que a marca sueca não oferecia há 25 anos. O último modelo com o sistema foi o 940.
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A opção com apenas um motor também ficou mais potente. O novo propulsor elétrico de imã permanente dos Volvo C40 Recharge e XC40 Recharge tem mais 3% de na potência na comparação com o da geração anterior, P6, de tração dianteira. Assim, são 175 kW (238 cv), ante 170 kW (231 cv).
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Além disso, as baterias de 69 kWh receberam melhorias na eficiência de arrefecimento. Desse modo, garantem maior autonomia. Como resultado, eram 425 km e agora são 460 km entre as recargas com base no ciclo europeu WLTP no XC40 Recharge. Já C40 Recharge pode rodar até 476 km – antes eram 438 km. De acordo com a Volvo, o carregamento de 10% a 80% pode ser feito em 34 minutos utilizando carregadores DC de 130 kW.
Da mesma forma, na configuração mais potente, de 185 kW (252 cv), com tração traseira e baterias de 82 kWh, a autonomia subiu para 515 km, no XC40 Recharge. No C40 Recharge, por fim, são até 533 km. Em 28 minutos, dá para recarregar de 10% a 80%, informa a marca sueca. Assim, a potência de carregamento também é maior e chega a 200 kW DC. Ou seja, um salto relevante ante os 150 kW do sistema anterior.
Tração integral
As versões com tração integral também ganharam melhorias. Segundo a Volvo, os motores elétricos de 150 kW (204 cv) instalados nos eixos dianteiro e traseiro foram substituídos por novos. O do eixo de trás, de imã permanente, gera potência de 183 kW (249 cv). O que move as rodas dianteiras é um novo motor assíncrono de 117 kW (159 cv).
Alimentada por baterias de 82 kWh, que também receberam melhorias no arrefecimento, essa nova configuração permite até 500 km de autonomia ao XC40 Recharge – antes eram 438 km). Já o alcance do C40 Recharge aumentou de 451 km para 507 km.
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Para contribuir ainda mais com a aerodinâmica, a Volvo equipou os modelos com novas rodas de liga leve com 19″. Porém, o desenho não mudou. Até o fechamento desta reportagem, a filial brasileira da Volvo Cars não havia respondido quando as novidades chegarão ao País.
Na Europa, os preços partem de começam em € 51.672, no caso do Volvo XC40 Recharge. Na conversão direta, sem impostos, isso dá cerca de R$ 285 mil.