Volvo
Volvo/Divulgação

Volvo deixará de fazer motores a diesel no começo de 2024

Volvo confirmou o encerramento da produção de carros a diesel a partir do início do ano que vem; no Brasil, marca já tem portfólio 100% eletrificado

Por Vagner Aquino 22 de set, 2023 · 3m de leitura.

No Brasil, a Volvo já deixou de oferecer modelos a combustão há dois anos. A ideia da fabricante sueca é, portanto, excluir o portfólio de veículos com motores a combustão até 2030. Agora, a fabricante anunciou que vai encerrar a produção de carros com motor diesel já a partir do início de 2024. A ideia é, todavia, ser neutra em carbono até 2040.

Sob a asa da chinesa Geely, a Volvo vendeu, em 2022, sua participação na Aurobay – braço empresarial que abrigava ativos restantes de motores de combustão. Portanto, desde então garante que parou com investimentos em desenvolvimento de novos motores de combustão interna. “Os motores elétricos são o nosso futuro e são superiores aos motores de combustão: geram menos ruído, menos vibração, menos custos de manutenção para os nossos clientes e zero emissões de escape”, afirma Jim Rowan, CEO da Volvo Cars, em comunicado à imprensa.

O encerramento da produção de carros a diesel, a princípio, foi anunciado pela Volvo durante a Climate Week NYC, evento climático que congrega toda a cidade de Nova York (Estados Unidos). Lá, a marca cobrou ações significativas de líderes industriais e políticos no combate às alterações climáticas, que vêm causando uma série de estragos mundo afora.

Volvo minivan
Volvo EM90 segue em fase de desenvolvimento (Reprodução/ Kolesa.ru)

A Volvo Cars, cabe recordar, vem focando na criação de um amplo portfólio de carros premium elétricos. Quase todos, no entanto, SUVs e crossovers. Afinal, recentemente, a marca apresentou uma van de luxo, EM90 (projeção acima), que deve atender o mercado de turismo asiático.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Newsletter Jornal do Carro

Complete seu cadastro para receber as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Cep inválido
CPF/CNPJ inválido
Telefone inválido
Tudo certo!

Seu cadastro foi enviado. Em breve você receberá as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.