O novo Volvo ES90 é mais um integrante da família de carros elétricos da marca sueca. O sedã surgiu na última quarta-feira (5) com visual inspirado no EX90, bateria gigante e até 700 km de autonomia.
Esteticamente, o Volvo ES90 traz muito do SUV elétrico (que está em pré-venda no Brasil, inclusive), principalmente na dianteira com os faróis no famoso esquema ‘martelo de Thor’. Atrás, o formato é poligonal, com destaque para as lanternas em formato de “C” e com luzes de LED sequenciais no vidro. O teto também tem um caimento típico de carros cupês.
O inédito modelo, que vai rivalizar com o Tesla Model S, usa a plataforma SPA2, mesma do SUV elétrico grande, mas com 800V — e não 400V. O grande benefício é aceitar carregamento ultrarrápido, de até 350 kWh. Ou seja, é possível conseguir 300 km em apenas 10 minutos.
A fabricante não informa o comprimento, porém diz que que a distância entre-eixos é de 3,10 metros (quase 12 cm a mais que o EX90, por exemplo). Já o porta-malas leve 424 litros e ainda há um espaço na frente com mais 22 l adicionais.

O sedã tem duas capacidades de bateria. A maior é de 106 kWh que alimenta dois motores elétricos (um na frente e outro atrás). São nada menos que 670 cv de potência, zero a 100 km/h em 3,9 segundos e autonomia perto de 700 km, de acordo com o WLTP.
A outra configuração usa bateria de 92 kWh e fornece um alcance de 643 km. Com apenas um motor na traseira e 329 cv, o ES90 atinge os 100 km/h em 6,7 s. A velocidade máxima de ambas as opções é limitada em 180 km/h, como todo veículo da marca sueca.

Volvo ES90 no Brasil?
Dentro, mais semelhanças com o EX90. O aspecto minimalista toma conta com poucos botões, painel de instrumentos digital com tela retangular de 9 polegadas. Já a central multimídia comanda praticamente todas as funções do carro por meio da tela de 14,5″. Tem sistema Google nativo e acesso a internet 5G.
Os sistemas de segurança ativa traz uma gama avançada de sensores, incluindo cinco radares, sete câmeras, 12 sensores ultrassônicos e um Lidar. A Volvo diz que este sistema permite uma visão além do alcance humano para ajudar a evitar colisões e perigos na estrada. Por fim, há o sistema de som premium Bang & Olufsen com nada menos que 25 alto-falantes e qualidade Dolby Atmos.
Por fim, a Volvo diz que o ES90 já está disponível para encomendas em diversos países da Europa. Outros mercados receberão o sedã elétrico até o final deste ano ou em 2026. O modelo deve vir ao Brasil em algum momento do ano que vem.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!