A Volvo começou 2025 com vários lançamentos. A marca sueca renovou de uma só vez toda a sua gama de veículos, e algumas dessas novidades estão a caminho do Brasil. Em abril, chegam ao País o novo XC90 e o EX90, SUV elétrico de 7 lugares que passa a ser carro de topo de linha da montadora. Em seguida, virá o XC60 reestilizado e, no 2º semestre, a fabricante lançará o Volvo EX30 Cross Country, nova versão aventureira do modelo.
O Jornal do Carro esteve em Luleå, no norte da Suécia, e acelerou o crossover elétrico em primeira mão sobre as águas congeladas de um lago. Foram breves voltas em um traçado divertido e desafiador, mas suficiente para mostrar que a nova versão traz uma receita de muito sucesso no Brasil. O Cross Country é um EX30 com maior altura do solo (+2 cm), rodas maiores de 18 polegadas, pneus todo-terreno e visual afeito ao fora de estrada.
Um EX30 trajado para o off-road
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Visualmente, a versão Cross Country traz molduras na cor preto fosco na dianteira e na traseira. Destaque para a grade frontal com a topografia de Kebnekaise, a montanha mais alta da Suécia. A peça traz até as coordenadas impressas em baixo relevo. Há também extensores nos arcos das caixas de rodas, que dão um porte mais robusto, por exemplo. E as rodas opcionais de 18 polegadas têm desenho próprio e também são pintadas de preto fosco.
Na cabine, as mudanças são mais discretas e o modelo é basicamente repete as demais versões do EX30. Apesar das dimensões compactas, o crossover de entrada da Volvo oferece ótimo aproveitamento de espaço, com porta-copos retrátil, porta-luvas central e bandejas para acomodar objetos. O acabamento reúne materiais reciclados que entregam um ambiente premium e caprichado a bordo. Os bancos são revestidos com couro ecológico.
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Uma característica que se mantém é o interior minimalista ao extremo. A cabine quase não tem botões físicos. Tudo é operado pelo multimídia com tela vertical de 12,3 polegadas. Assim como nos demais modelos da Volvo, o equipamento traz sistema Google Built-in conectado à internet, com mapas que mostram informações de trânsito em tempo real, assistente de voz e atualizações remotas OTA (“Over The Air”). Assim, é dos mais modernos.
Tração integral é trunfo da versão Cross Country
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O maior diferencial do Volvo EX30 Cross Country é a tração integral. No Brasil, até o momento, o crossover está disponível em três versões (Core, Plus e Ultra), todas com apenas um motor elétrico traseiro capaz de gerar 272 cv de potência e 35 mkgf de torque máximo. Pois a versão aventureira faz jus ao visual mais robusto e traz dois motores elétricos e tração integral. São 428 cv (315 kW) e torque máximo imediato de 55,3 mkgf (543 Nm).
Dessa forma, o EX30 Cross Country tem desempenho mais poderoso. Conforme a marca sueca, a aceleração de 0 a 100 km/h leva 3,7 segundos – muito abaixo dos 5,3 segundos declarados nas versões com motor traseiro. Já a bateria de 69 kWh é a mesma do restante da gama do SUV. No caso do aventureiro, o alcance no ciclo global WLTP é de 427 km, mas o número será revisado pelo Inmetro. No padrão PBVE, as demais versões alcançam 338 km.
Na pista de gelo, torque foi dosado
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Nosso primeiro contato com o Volvo EX30 Cross Country se resumiu a breves voltas no traçado sobre o lago congelado. Com baixíssima aderência, o crossover mostrou grande controle dinâmico, graças, sobretudo, aos controles eletrônicos. O entre-eixos mais curto deixa a direção bem direta. Por isso, ao forçar saídas de frente ou de traseira, rapidamente o aparato eletrônico de segurança entrava em ação para cortar a potência e reestabelecer o controle da direção.
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Mesmo assim, o EX30 garantiu ótima diversão e mostrou grande força nas acelerações, embora também tenha exaltado o lado mais sóbrio e racional da marca sueca. Um ponto alto da versão é, sem dúvida, a maior altura do solo, o que parece, aliás, uma característica bem adequada ao Brasil. O visual da versão Cross Country também deixou o crossover elétrico mais destemido e robusto, o que promete agradar a clientela daqui.
Por ora, a marca não confirmou data de lançamento no Brasil, mas a expectativa é de que a nova versão desembarque no segundo semestre. Assim como no exterior, a opção aventureira deverá ser a mais cara da gama do modelo, cujos preços vão de R$ 229.950 até R$ 299.950. Atualmente, o EX30 é o carro mais acessível e também o mais emplacado da marca no País. No caso da versão Cross Country, a tabela deverá superar os R$ 300 mil.
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PRÓS
Versão aventureira do Volvo EX30 tem suspensão elevada, algo bem-vindo no Brasil, além de tração integral e dois motores elétricos que somam 428 cv de potência
CONTRAS
Apesar do ótimo aproveitamento de espaço, crossover é compacto e leva só quatro adultos a bordo com conforto; ausência de quadro de instrumentos pode desagradar alguns motoristas
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FICHA TÉCNICA
Volvo EX30 Cross Country Ultra AWD
Motores: dois elétricos, um por eixo
Potência máxima combinada: 428 cv (315 kW)
Torque máximo combinado: 55,3 mkgf (543 Nm)
Bateria: 69 kWh
Autonomia: 427 km (WLTP)
Comprimento: 4,23 m
Altura: 1,67 m
Largura: 1,74 m
Entre-eixos: 2,65 m
Altura do solo: 18,5 cm
Porta-malas: 318 litros
Aceleração 0-100 km/h: 3,7 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h
Preço: A definir
*O jornalista viajou a convite da Volvo Car Brasil
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