Conforme noticiado pelo Jornal do Carro durante a estreia mundial do EX30, a Volvo pede média de 36 mil euros pelo SUV elétrico no mercado europeu. No Brasil, ainda não se sabe quanto vai custar. Porém, de acordo com os executivos da montadora sueca durante o evento de apresentação, quando chegar (em 2024) deve rondar os R$ 230 mil. E a promessa deve se concretizar, afinal, nos Estados Unidos, o modelo tem preço de Honda CR-V.
No mercado norte-americano, o Volvo EX30 parte de US$ 34.950 (quase R$ 170 mil, na conversão direta). As reservas já são aceitas, com um depósito de US$ 500 (pouco mais de R$ 2.400). É apenas um pouco acima do CR-V Hybrid – chegará ao Brasil ainda neste ano -, que não sai por menos de US$ 32.950 (R$ 159,6 mil). Preços informados nos sites das montadoras nos EUA.
Preço pode deixar de ser empecilho
Com tal iniciativa, a ideia da Volvo é baixar a régua e, desse modo, conquistar a clientela que ainda não ingressou no universo dos elétricos por conta do preço alto. Não dá para falar em “popularização”, mas talvez, em um caminho um pouco mais concreto rumo à disseminação de modelos movidos a baterias.
Durante entrevista com a imprensa brasileira em Milão (Itália) – palco da estreia do EX90 -, os executivos afirmaram que pretendem, no Brasil, tirar até clientes da Jeep. Ou seja, o objetivo consiste em não só trazer novos consumidores para o universo dos elétricos, mas também para o segmento premium. Afinal, isso atingirá diretamente marcas como Audi, BMW e Mercedes-Benz, por exemplo, que não têm modelos elétricos nessa faixa de preço.
Para conseguir esse destaque, portanto, a Volvo se beneficia da redução de custo na produção. Em síntese, a marca sueca usa a plataforma elétrica SEA (Sustainable Experience Architecture) da chinesa Geely – detentora da marca. Assim, aproveita a estrutura fabril chinesa para reduzir os gastos no processo produtivo.
Com preço baixo e tecnologia de ponta, o Volvo EX30 propõe um desafio ao consumidor. Afinal, pelo mesmo preço, vale mais levar um SUV com motor a combustão ou um SUV de mesmo porte com motorização 100% elétrica?