Ele já apareceu no site da Volvo Cars do Brasil há bastante tempo. Já foi considerado sucessor do XC90. E, agora, já até passou por test-drive na América do Norte. Mas, nada de chegar por aqui. Estamos falando do EX90, a nova aposta da fabricante sueca em modelo topo de linha. Afinal, o SUV tem, entre seus atributos, tecnologia autônoma, atualização remota e motorização movida a energia elétrica com baterias que garantem alcance de 600 km.
Ainda não há data certa de chegada ao Brasil. Aliás, o modelo já está atrasado. Acredita-se que chegue por aqui no ano que vem. “Em breve, anunciaremos a data de chegada, assim como valores e versões do EX90 que estarão disponíveis por aqui (no Brasil)”, revela Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil. Todavia, na Europa e nos Estados Unidos, o modelo chega antes do fim do ano, aos poucos. Vale destacar que o modelo sai da fábrica da marca na Carolina do Sul (EUA).
O EX90, de acordo com a Volvo, representa mudança de paradigma. Isso porque o SUV marca sueca é movido por um sistema de computação central. Nele, o computador de inteligência artificial é baseado na plataforma Nvidia Drive. Este sistema central, juntamente com a plataforma Snapdragon Cockpit da Qualcomm Technologies, Inc. e software desenvolvido internamente pelos engenheiros da Volvo Cars, trabalham perfeitamente juntos para executar as funções principais dentro do carro.
Dados
O SUV de sete assentos se baseia na tecnologia VE, de próxima geração, com capacidade de 111 kWh e alcance elétrico de até 600 km (ciclo WLTP). A Volvo, a princípio, informa que há capacidade de recarga de 10% a 80% em 30 minutos (em 250 kW). Ainda com base em dados, o modelo, cuja dupla de motores tem 524 cv de potência, garante acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos.
Segurança é praxe na Volvo
O EX90 está projetado para, em síntese, ser o Volvo mais seguro da história, impulsionado por tecnologia de segurança passiva e ativa de próxima geração e software informado por um amplo conjunto de sensores. Eles são compostos por um LiDar com oito câmeras, cinco radares e 12 sensores ultrassônicos, que auxiliam no “Safespace” technology. Conectado com Google integrado, o EX90 recebe atualizações, entregues pelos engenheiros de software da Volvo, habilitadas por IA e informadas pela coleta de dados em tempo real.
Equipamentos
O EX90 tem central multimídia de 14,5 polegadas e quadro de instrumentos digital de 9″. E o que falta no EX30 sobra aqui, afinal, faz parte da lista ainda o head-up display de 13,2″. O sistema de som Bowers & Wilkins tem 25 alto-falantes. Há, ademais, controle de cruzeiro adaptativo, monitoramento de trânsito em tempo real inteligente, leitura de placas, câmera 360° com sistema 3D, e os assistentes de direção Pilot Assist (até 150 km/h), de mudança de faixa e de parada de emergência, entre outros itens de série.
A parte de sustentabilidade, sim, é comparável ao irmão menor. Afinal, o EX90 oferece soluções como madeira certificada para o acabamento interior e parte têxtil com materiais selecionados de fontes sustentáveis, como polímeros oriundos de florestas na Suécia e na Finlândia.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!