A Volvo lançou no Brasil a nova geração do utilitário XC90. O utilitário de topo da marca sueca é completamente novo, com extensas mudanças em relação ao antecessor. A plataforma é nova, assim como motores e câmbio. São duas versões oferecidas por enquanto. A Momentum, tabelada a R$ 316 mil e a de topo Inscription, de R$ 363 mil.
O motor é um 2.0 de quatro cilindros que produz 320 cv graças à sobrealimentação que usa turbo e compressor em conjunto. O torque é de 40,5 mkgf a 1.500 giros. A transmissão é sempre automática de oito marchas, que envia força às quatro rodas pelo sistema de tração integral.
A cabine luxuosa é muito bem equipada. Em ambas as versões há uma tela sensível ao toque de 9″ que comanda os principais sistemas do carro, como ar-condicionado, som e navegação por GPS. A versão de topo adiciona itens como câmeras ao redor do carro para auxílio a estacionamento, sistema de som da marca Bowers & Wilkins e detalhes estéticos como escapamento integrado ao parachoque traseiro.
O modelo é o primeiro de uma série de novidades que a marca lançará nos próximos quatro anos. A plataforma modular dará origem também a um novo sedã de luxo, que substituirá o atual S80 e a próxima geração do S60. Além deles, haverá uma nova família de compactos, feitos sobre outra plataforma modular, ainda em desenvolvimento.