A Volvo está implementando a tecnologia de compartilhamento de dados em nuvem em seus caminhões. Os veículos estarão conectados aos carros da marca, permitindo o envio de alertas sobre possíveis perigos na via.
Com o sistema, chamado de Hazard Light Alert, os automóveis serão informados, por exemplo, sobre uma frenagem brusca de um veículo mais à frente.
A tecnologia de compartilhamento de dados está disponível em carros na Suécia e na Noruega desde 2016. Nos dois países, o sistema é item de série nos modelos XC40, XC60 e XC90.
“Quanto mais veículos temos compartilhando dados de segurança em tempo real, mais seguras se tornam nossas estradas”, afirmou a vice-presidente do Centro de Segurança da Volvo, Malin Ekholm.
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Toyota Corolla
A foto é do Corolla, mas poderia ser do Etios ou da Hilux. A tela fica muito na vertical e tem interface ruim, pouco intuitiva. A sensibilidade também não é das melhores. Ela vem até com DVD e TV, mas, por questão de legislação, o sistema só reproduz imagens se o carro estiver parado. Por isso, nos carros da Toyota, só dá para assistir TV se o veículo estiver com o câmbio automático em P e com o freio de estacionamento puxado. Ou seja, praticamente nunca.
Renault Sandero
A foto é do Sandero RS, justamente o carro mais gostoso de dirigir da linha Renault no Brasil. Mas a central (que também está em outros modelos da marca) é ruim de mexer, fica na vertical e em posição baixa.
Jeep Renegade
Nas versões básicas, o Jeep Renegade tem central com tela muito pequena, de apenas 5 polegadas. A visualização fica prejudicada, especialmente se o motorista estiver precisando de ver o mapa do GPS.
Fiat Toro
A picape Fiat Toro utiliza a mesma plataforma da Jeep (Renegade e Compass), e isso inclui também a central multimídia. Por isso, nas versões básicas a picape vem com o sistema Uconnect pequeno (5 polegadas), que dificulta as consultas do motorista.
JAC T40
Na foto, o sistema está em um T40, mas poderia ser o T5 ou T6. Embora seja capaz de espelhar conteúdo de smartphones, a central multimídia da JAC é pouco responsiva.