Você está lendo...
Volvo mostra novo XC40 Recharge, elétrico com 400 km de autonomia
Notícias

Volvo mostra novo XC40 Recharge, elétrico com 400 km de autonomia

Primeiro carro totalmente elétrico da marca, XC40 Recharge tem motor de 408 cv, mais de 400 km de autonomia e visual exclusivo

Redação

16 de out, 2019 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

xc40 recharge
Visual mantém linhas gerais, mas tem detalhes exclusivos para versão elétrica
Crédito:Foto: Volvo/Divulgação
xc40 recharge

A Volvo revelou o novo XC40 Recharge, a versão totalmente elétrica do SUV e o primeiro carro elétrico da Volvo. O modelo inaugura a linha de carros movidos a eletricidade da marca. Todos os Volvo terão uma versão Recharge, lançadas em breve. O plano é que metade dos Volvo vendidos até 2025 sejam elétricos. A outra metade será plug-in híbrida, decretando o fim dos Volvo movidos apenas a gasolina ou diesel.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

O XC40 Recharge tem dois motores, um em cada eixo, que entregam até 408 cv, mesma potência das versões T8 híbridas. As baterias conseguema rodar mais de 400 quilômetros a cada recarga. O SUV ainda tem tração integral e a Volvo garante 80% de recarga em até 40 minutos plugado na tomada.

Publicidade


A marca confirmou o lançamento de uma versão elétrica para todos os carros da gama, incluindo o SUV grande XC90. Atualmente, todos já possuem uma versão híbrida. Aliás, o XC40 híbrido deve chegar ao Brasil no primeiro trimestre de 2020.

Por fora, a versão elétrica tem as mesmas linhas gerais do XC40 normal. Mas alguns itens exclusivos a diferenciam, como a grade frontal fechada. A traseira também tem um parachoque ligeiramente diferente, mais envolvente, já que não há saída de escapamento.


A plataforma CMA já previa uma versão elétrica do XC40. Por isso, as baterias ficam na parte de baixo da carroceria e não interferem no espaço interno do SUV. Além do porta-malas ter se mantido inalterado, a frente ganhou um novo compartimento de babagens com 30 litros.

Sem um motor na frente, a Volvo teve que projetar uma nova dianteira, para que continue segura em colisões frontais. As baterias também são envoltas numa gaiola de segurança feita de alumíniio e incorporada à estrutura do carro. Isso criou uma zona de deformação ao redor das baterias, protegendo-as em caso de colisões.


XC40 Recharge tem mais tecnologia

A versão Recharge também inaugura um sistema de segurança mais avançado. O XC40 ganhou novos sensores, câmeras e radares que melhoram o comportamento do sistema de condução semiautônoma. Segundo a marca, o sistema também pode evoluir para condução totalmente autônoma.

O XC40 Recharge também traz um novo sistema multimídia baseado no Android Automotive OS. O sistema é todo feito pela Google, como um Android Auto nativo. Há Google Assistant, Maps e Play Store embutidos, bem como outros aplicativos, como Spotify.

O painel de instrumentos virtual também mudou e tem mais opções de configuração e melhor visualização das informações.


Os sistemas de auxílio à condução do carro vão receber informações do Google Maps. Alertas de velocidade máxima permitida e condições do tráfego vão ser mostrados pelo painel do carro.

Além disso, um aplicativo por celular mostra nível de carga da bateria e pode piscar luzes e acionar a buzina para facilitar que o dono encontre o carro num estacionamento.


Deixe sua opinião