A Volvo lançou no Brasil um pacote de preparação da Polestar para modelos a diesel. A novidade é uma otimização no sistema eletrônico dos XC60 e XC90 D5 que deixa os 2.0 turbodiesel ligeiramente mais fortes. Os SUVs também têm a distribuição de força da tração integral alterada, para comportamento mais esportivo. A Polestar é a divisão de preparação esportiva da Volvo.
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
O modo Polestar substitui o Dynamic no seletor de ajustes do veículo. Segundo a marca, a atualização deixa as respostas mais rápidas ao acelerador. Isso ocorre porque a potência do 2.0 biturbo é elevada de 235 cv para 240 cv. O torque vai de 49 mkgf para 51 mkgf. Embora a diferença seja pouca, a força maior aparece a 1.500 rpm, ante 1.750 giros da configuração original.
A Volvo afirma que os SUVs ficam mais espertos particularmente em rotações médias e têm melhor comportamento na estrada. Os modelos ganham agilidade em ultrapassagens e ficam mais eficientes.
Polestar também mexeu na tração
Isso deve se refletir em acelerações e retomadas mais rápidas. O pacote da Polestar também altera o mapa de trocas de marcha do câmbio. A transmissão passa a ter mudanças mais rápidas e precisas, de acordo com a utilização do carro. Segundo a Volvo, o câmbio pode até reter marchas quando o motorista tira o pé do acelerador, para que o SUV não perca velocidade tão rapidamente.
Por fim, a divisão esportiva também mexeu na tração integral. Nos modelos que receberem o pacote, mais força é enviada para o eixo traseiro. De acordo com a marca, a experiência fica mais esportiva.
O pacote pode ser instalado em qualquer concessionária da marca por R$ 7 mil. O XC60 D5 parte de R$ 281.950 na versão Momentum. O XC90 parte de R$ 346.950 na mesma configuração.