A Volvo foi bem discreta com o lançamento de seu novo sedã. Sem estardalhaço, o Volvo S90 começou a ser vendido no País por R$ 365.950 em versão única, a T8 Inscription.
E a discrição na chegada não poderia ter mais a ver com o Volvo S90. Descendente de uma longa dinastia de sedãs sisudos – e muito pragmáticos – da Volvo, o modelo tem linhas elegantes e bonitas, mas também ótimas para quem gosta de passar despercebido.
O Volvo S90 não apenas é discreto no visual, como também nos ruídos. A versão trazida ao País é híbrida, e se desloca em absoluto silêncio quando usa exclusivamente o motor elétrico de 87 cv.
O S90 é capaz de rodar pelo trânsito urbano usando apenas esse propulsor. Caso seja necessária mais força, uma pressão maior no acelerador “acorda” o 2.0 com mais 320 cv a gasolina e o sedã dispara à frente. O conjunto é o mesmo dos híbridos XC60 e XC90 T8, e entrega 407 cv combinados.
Apesar da força e do desempenho digno de esportivos, o forte do Volvo S90 é a serenidade. Mesmo com o motor a gasolina em funcionamento, o silêncio a bordo é quase absoluto e o conforto reina.
Não espere também muita emoção em curvas. O S90 anda rápido, mas não tem a mesma veia esportiva de um BMW Série 5.
A suspensão é macia e dá ao Volvo um rodar confortável. No entanto, com rodas de 20 polegadas e pneus de perfil baixo, o sedã não é dos mais afeitos a pisos ruins.
Volvo S90 é tecnológico
Como o “irmão” XC90, o Volvo S90 tem o pacote de equipamentos de condução semiautônoma. A até 130 km/h, o modelo é capaz de monitorar a distância do carro da frente e se manter dentro da faixa de rolamento pedindo apenas que o motorista não tire as mãos do volante do carro.
A central multimídia tem tela vertical e é das melhores do mercado. Traz Android Auto e Apple CarPlay e comanda um sistema de som com alto falantes da Bowers & Wilkins.
Ficha técnica
Motor
2.0, 4 cil., turbo, 16V, gas.
Potência (cv)
407 a 6.000 rpm
Torque (mkgf)
65,3 a 2.200 rpm
Câmbio
Automático, oito marchas
Porta-malas
500 litros