Os dias estão agitados na Volvo. Depois de trocar o nome de alguns de seus carros e mostrar o EX30 Cross Country, a marca sueca revela o que está no forno para ser lançado em 2025 e nos próximos anos. A lista tem SUV e sedã elétricos, híbrido com autonomia estendida, além de dois novos produtos misteriosos. Ao todo, serão dez novidades até 2026.
O primeiro que deve aparecer, em março, é o ES90 para concorrer com marcas premium do calibre de Audi, BMW, Mercedes-Benz e até Porsche. O três volumes deve se inspirar bastante no SUV EX90, ter mais de 500 cv de potência e quase 650 km de autonomia.
A Volvo prepara ainda um super híbrido para China. Ainda não há muito informações se será um modelo completamente inédito ou uma atualização de um carro atualmente no portfólio. Ventila-se que este modelo poderá ter autonomia de 1.400 km.
Volvo desistiu de plano audacioso
A montadora sueca vai também atualizar profundamente dois de seus produtos atuais. A primeira aposta é o XC60, lançado em 2018 e que mudou pouco após sete anos. O outro ainda é mistério e pode ser qualquer modelo à venda na Europa, como S60 ou a perua V60, além de do S90 e sua station wagon V90 — estes modelos não são ofertados no Brasil.
Para 2026, o principal lançamento será o EX60, a variante elétrica do XC60, que vai se posicionar entre o EX40 e o EX90. O SUV vai estrear a nova plataforma SPA3, mais moderna e modular. Esta base ainda servirá para a construção de dois novos automóveis inéditos.
Vale lembrar que a empresa escandinava desistiu dos planos de ser uma marca 100% elétrica até 2030, uma vez que a demanda por este tipo de tecnologia oscila no mundo todo. O novo objetivo, no entanto, é concentrar 90% das vendas globais em híbridos e elétricos.
![Volvo EX90](https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2024/09/10000803/Volvo_EX90.jpg.webp)
No mundo e no Brasil
As últimas novidades não são relativas exatamente a novos carros. O EX30, feito na China, começará a ser produzido na Europa, mais precisamente em Ghent, na Bélgica. A Volvo também vai escalar a produção do EX90 tanto na China bem como Estados Unidos, locais onde é fabricado o SUV grande.
Ademais, a Volvo vendeu mais de 750 mil carros mundialmente em 2024 — um crescimento de 8%. Os elétricos responderam por 23% do share, com 175.194 carros, um aumento de 54% em comparação com 2023. Já os híbridos plug-in, com 177.593 exemplares, tiveram aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano retrasado. O restante foram dos chamados híbridos leves.
No Brasil, a Volvo prepara a estreia do EX90. A versão elétrica do XC90 atrasou mundialmente, mas deve chegar no País ainda no 1º trimestre deste ano com mais de 500 cv, bateria de 111 kWh e autonomia perto de 600 km.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!