Você está lendo...
Volvo terá SUV elétrico abaixo do XC40
Notícias

Volvo terá SUV elétrico abaixo do XC40

Ainda sem data para estrear no mercado internacional, novo SUV da Volvo usará a plataforma da Geely e pode se chamar XC20

Diogo de Oliveira, special para o Estado

05 de out, 2020 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

abeifa
Volvo XC40 foi o carro importado mais vendido em março entre as associadas da Abeifa
Crédito:Volvo/Divulgação
xc40 híbrido

A Volvo está desenvolvendo um novo utilitário esportivo menor do que o atual XC40 e feito sobre a plataforma modular para carros elétricos da chinesa Geely. A informação foi confirmada pelo CEO da marca sueca, Hakan Samuelsson, em entrevista ao portal britânico Auto Express. Ainda sem uma data de lançamento definida, o inédito SUV poderá se chamar XC20.

O utilitário será o primeiro carro da Volvo feito sobre a nova plataforma de elétricos da Geely. Chamada de Sustainable Experience Architecture (SEA), ou Arquitetura de Experiência Sustentável, a base modular estreou há poucos dias no Salão de Pequim, com o carro-conceito Zero Concept da Lynk & Co – marca que também pertence o grupo Geely.

“Acho muito prático e inteligente compartilharmos isso (a arquitetura), para que possamos ter uma cadeia de custos competitiva para um carro de porte menor. É difícil reduzir a plataforma CMA, porque foi criada para combinar motores a combustão e elétricos. Portanto, se vamos fazer um carro menor do que o XC40, a plataforma SEA permite isso e nós vamos usá-la”, disse Samuelsson.

Publicidade


SUV abaixo do XC40 terá plataforma da Geely

O executivo da Volvo explicou que a plataforma SEA foi desenvolvida na China com fornecedores chineses que permitiram uma ótima escala de custos. Entretanto, o executivo reforçou que os carros da marca sueca serão modelos premium. “Nós podemos fazer um Volvo bastante premium sobre a SEA.

Faremos isso junto com a Geely, então é muito natural. Estamos cooperando nisso”, pontuou o CEO.

A Volvo quer que metade dos carros vendidos pela marca no mundo sejam 100% elétricos em 2025. Ou seja, o futuro SUV terá grande responsabilidade para os negócios da empresa. Além do nome XC20, a sueca registrou XC10. “Vamos ver como o modelo será chamado… Mas será um carro que estará definitivamente em linha com que os nossos clientes esperam”, garantiu o chefe da montadora.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião