Diogo de Oliveira, special para o Estado

05/10/2020 - 3 minutos de leitura.

Volvo terá SUV elétrico abaixo do XC40

Ainda sem data para estrear no mercado internacional, novo SUV da Volvo usará a plataforma da Geely e pode se chamar XC20

abeifa
XC40 híbrido tem mesmo visual de antiga R-Design a gasolina Crédito: Volvo/Divulgação
Carro

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A Volvo está desenvolvendo um novo utilitário esportivo menor do que o atual XC40 e feito sobre a plataforma modular para carros elétricos da chinesa Geely. A informação foi confirmada pelo CEO da marca sueca, Hakan Samuelsson, em entrevista ao portal britânico Auto Express. Ainda sem uma data de lançamento definida, o inédito SUV poderá se chamar XC20.

O utilitário será o primeiro carro da Volvo feito sobre a nova plataforma de elétricos da Geely. Chamada de Sustainable Experience Architecture (SEA), ou Arquitetura de Experiência Sustentável, a base modular estreou há poucos dias no Salão de Pequim, com o carro-conceito Zero Concept da Lynk & Co – marca que também pertence o grupo Geely.

“Acho muito prático e inteligente compartilharmos isso (a arquitetura), para que possamos ter uma cadeia de custos competitiva para um carro de porte menor. É difícil reduzir a plataforma CMA, porque foi criada para combinar motores a combustão e elétricos. Portanto, se vamos fazer um carro menor do que o XC40, a plataforma SEA permite isso e nós vamos usá-la”, disse Samuelsson.

SUV abaixo do XC40 terá plataforma da Geely

O executivo da Volvo explicou que a plataforma SEA foi desenvolvida na China com fornecedores chineses que permitiram uma ótima escala de custos. Entretanto, o executivo reforçou que os carros da marca sueca serão modelos premium. “Nós podemos fazer um Volvo bastante premium sobre a SEA.

Faremos isso junto com a Geely, então é muito natural. Estamos cooperando nisso”, pontuou o CEO.

A Volvo quer que metade dos carros vendidos pela marca no mundo sejam 100% elétricos em 2025. Ou seja, o futuro SUV terá grande responsabilidade para os negócios da empresa. Além do nome XC20, a sueca registrou XC10. “Vamos ver como o modelo será chamado… Mas será um carro que estará definitivamente em linha com que os nossos clientes esperam”, garantiu o chefe da montadora.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais