
A Volvo passa a representar no Brasil as marcas Renault, UD e, em 2014, a Mack, divisões internacionais ainda não presentes no País. Com a nova responsabilidade, a montadora vai avaliar a possibilidade de importar produtos das coligadas ou produzi-los localmente.
O presidente da Volvo América Latina, Roger Alm, informa que a presença dessas marcas no mercado local vai depender de estudos de viabilidade e da demanda. Ele afirma que nada mudará no curto prazo, mas admite que a linha das coligadas pode complementar a brasileira.
A Renault, marca francesa que pertence à Volvo, produz no Uruguai, por exemplo, caminhões leves e médios. A Volvo brasileira atua com semipesados e pesados. “Agora somos uma organização multimarcas”, afirma Alm.
A nova responsabilidade atribuída à filial brasileira – que já respondia pela distribuição dos produtos Volvo na América Latina – se deve, em parte, à importância do mercado local para o grupo sueco. No ano passado, a Volvo do Brasil vendeu 20,8 mil caminhões, o equivalente a 18% das vendas globais da marca, se tornando o segundo maior mercado da marca.