A Volvo segue apostando em utilitários-esportivos para aumentar as vendas e o lucro da companhia. Depois de renovar os XC90 e XC60, que é o carro mais vendido da marca no Brasil e que tem a missão de retomar a liderança do segmento, atualmente nas mãos do Land Rover Discovery Sport, ela se prepara para o lançamento do XC40, um jipinho sub-compacto feito para brigar com Audi Q3, BMW X1 e Mercedes GLA, entre outros. Sua chegada ao Brasil está programada para março de 2018.
O modelo usa uma nova plataforma modular para veículos compactos, a CMA (Compact Modular Architeture), e será apresentado na Europa no final de 2017 com o início da produção já programado para novembro de 2017, na Bélgica. Essa plataforma dará origem a outros carros compactos, um sedã e um hatch – S40 e V40 – que não têm confirmação para o Brasil, mas que chegarão às ruas para disputar espaço com modelos como Audi A3 Sedan e A3 Sportback e BMW Série 1 sedan – que por enquanto está à venda apenas na China – e o hatch, além dos Mercedes CLA e Classe A, que em breve estreiam em novas gerações.
O Volvo XC40 deverá contar, entre as opções de motorização, com o 1.5 turbo que no Brasil já foi oferecido na versão de entrada Kinectic do hatch V40, mas com melhorias para se tornar ainda mais eficiente. Além dele, haverá motorizações a diesel, uma híbrida e também uma elétrica, pois a linha compacta faz parte do projeto de eletrificação total dos produtos da marca e da meta de pelo menos 1 milhão de Volvos elétricos vendidos até 2025.
VIAGEM A CONVITE DA VOLVO