Você está lendo...
Volvo XC40 elétrico ganha versão de entrada com preço de Chevrolet Bolt
Mercado

Volvo XC40 elétrico ganha versão de entrada com preço de Chevrolet Bolt

A partir de R$ 310 mil, versão mais básica do Volvo XC40 vem com um motor elétrico e tem autonomia de 420 km; entregas começam em agosto

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

07 de mai, 2022 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Volvo
Novo XC40 Recharge Plus passou por alterações sutis no visual
Crédito:Divulgação/Volvo

Os carros elétricos ainda são muito caros no Brasil. Mas a Volvo anunciou a chegada de uma nova versão mais acessível do XC40. Desde janeiro, o SUV de luxo é vendido somente na versão alimentada por baterias. Com ele e o crossover C40, a marca sueca bateu recentemente o recorde de emplacamentos, e tornou-se a primeira fabricante a vender mais de 500 veículos elétricos puros no País em um mesmo ano – e ainda estamos em maio!

Com preço de R$ 309.950, o XC40 “de entrada” sai por menos que o novo Chevrolet Bolt. O hatch da marca da gravata dourada ainda não chegou renovado no Brasil (está atrasado por falta de chips). Mas, na época da pré-venda, em agosto de 2021, foi anunciado por R$ 317 mil. A principal diferença da nova versão Recharge Plus é o conjunto elétrico. Em vez de dois motores elétricos, que entregam 408 cv de potência e 67,3 mkgf de torque no modelo topo de linha de R$ 400 mil, o XC40 elétrico de entrada vem apenas com um motor dianteiro. Assim, oferece 231 cv e 33,6 mkgf.

No entanto, apesar da diferença no desempenho, o novo SUV, que tem baterias menores de 69 kWh (ante às de 78 kWh da versão mais cara), mantém a autonomia. Dessa forma, é capaz de alcançar 420 km, principalmente, por ser mais leve. O utilitário acelera de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e tem velocidade máxima de 160 km/h. A tração é dianteira.

Publicidade


Volvo
Divulgação!Volvo

“A nova versão do XC40 chega para trazer a eletrificação em uma faixa de preço mais acessível. E isso expande a gama de consumidores que terão acesso a um Volvo 100% elétrico no País”, destacou João Oliveira, diretor geral de Operações e Inovação da Volvo Car Brasil.



Mais alterações?

Além das mudanças na motorização, o novo XC40 Recharge Plus recebeu uma reestilização sutil que o aproxima do visual do C40. Portanto, tem novos faróis em LED com design “martelo de Thor”, um para-choque dianteiro remodelado e uma grande frontal sem moldura.


Divulgação/Volvo

No entanto, é no interior que está a grande transformação. Por se tratar de um modelo mais ‘básico’, tem acabamento mais simples, com os bancos revestidos com tecido, por exemplo. Um dos destaques é a nova cor Fjord Blue para dar uma nova cara à cabine.

Lista de tecnologias é a mesma

Em relação aos equipamentos, a nova versão vai manter a lista de itens que já fazem parte de outros modelos. Esse é o caso, por exemplo, da central multimídia vertical equipada com o sistema Google, que permite o condutor baixar aplicativos e acessar o Maps, Waze e Spotify sem a necessidade de conectar o celular. Além disso, através do assistente de comando de voz, é possível controlar temperatura, tocar música, enviar mensagens, entre outros.


Divulgação/Volvo

Na segurança, as tecnologias são as mesmas. Portanto, o novo SUV da Volvo tem piloto automático adaptativo, alerta de colisão, leitor de placas, assistente de permanência em faixa e frenagem automática de emergência. A pré-venda do modelo já está aberta e as primeiras unidades serão entregues no fim de agosto, segundo a marca.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

 

Deixe sua opinião