A Volvo lançou hoje no Brasil seu menor utilitário-esportivo, o Volvo XC40. O terceiro SUV da marca sueca (os outros são o XC60 e o XC90) chega às lojas inicialmente nas versões T5 Momentum, por R$ 194.950, e T5 R-Design, por R$ 214.950. A versão mais barata, T4, deve chegar em julho por R$ 169.950. Com exceção da versão T4, o novo modelo custa R$ 5 mil a mais do que o preço anunciado durante o período de pré-venda.
O Volvo XC40 T4 tem motor 2.0 de 190 cv, câmbio automático de oito marchas e tração dianteira. As outras versões têm o mesmo 2.0, mas com 252 cv e a tração é integral. Em condição normal, 90% da força é enviada às rodas da frente e 10% à de trás. Dependendo da situação, pode haver transferência de até 50% para o eixo traseiro.
O sistema semiautônomo de condução é item de série na versão R-Design, mas custa R$ 5.000 nas demais. Esse recuro monitora a permanência do veículo na faixa de rodagem e pode fazer correções automáticas de trajetória, além de controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo. O dispositivo freia e acelera o Volvo sozinho dependendo do fluxo do tráfego à frente.
De série, todos os modelos XC40 vendidos no Brasil têm quadro de instrumentos digital com tela de 12,3″ e tela central de 9″ em pé, como nos demais modelos da marca.
Na versão Momentum há ainda chave presencial, sistema de de som de 250 Watts, carregamento de smartphone por indução (sem fio) e câmera na traseira. A R-Design acrescenta teto solar, ajustes elétricos também para o no banco do passageiro da frente e som de 600 Watts da marca Harman Kardon.
Uma das novidades do sistema de entretenimento a bordo é que não há alto-falantes nas portas, mas a marca instalou uma unidade no interior do painel. De acordo com informações da Volvo, isso permite que o som se espalhe pela cabine por meio de ventilação produzida por esse alto-falante oculto.
Posicionamento do Volvo XC40
Com distância entre os eixos de 2,70 metros, o XC40 oferece mais espaço interno que rivais como Audi Q3 (2,6 m), Mercedes GLA (2,69 m) e BMW X1 (2,67 m).
De acordo com informações da Volvo, o objetivo é vender 2.000 unidades do novo modelo por ano no Brasil. Com isso, o XC40 será o carro mais vendido da marca.
No ano passado, a marca comercializou 4.000 veículos no Brasil. Por ora, já foram vendidos cerca de 1.000 unidades do XC por meio do programa de pré-venda.
O jornalista viajou a convite da Volvo