VW 2014 muda pouco

Por 26 de mar, 2013 · 4m de leitura.

Diego Ortiz

A Volkswagen acaba de lançar vários modelos da linha 2014, mas não foi desta vez que a picape Saveiro mudou de “cara”. Os principais destaques são nomenclaturas revisadas, nova arquitetura eletrônica – que permitiu colocar mais equipamentos nas opções de entradas dos carros – e a volta da série especial Rock in Rio para o Fox.

(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)


A edição, vendida por R$ 44.690, faz referência ao festival carioca de música e será oferecida entre abril e setembro, quando começa o evento. Disponível apenas com motor 1.6 flexível de até 104 cv (quando abastecido com etanol), a série comemorativa tem como diferenciais uma faixa lateral com o símbolo do Rock in Rio, o nome do evento na tampa do porta-malas, rodas de liga leve de 15 polegadas e retrovisores com pintura que simula acabamento cromado.

Por dentro, o hatch traz revestimento mais escuro nos estofados, detalhes vermelhos no painel, manopla de câmbio e costuras de banco, soleiras alusivas à série nas portas e etiqueta bordada com a marca do Rock in Rio na lateral dos bancos dianteiros. As cores da carroceria podem ser as sólidas vermelha, branca e preta e as metálicas azul e prata.

Com a nova arquitetura eletrônica, foi possível instalar nos modelos Gol, Fox e Voyage o sistema ESS, que liga os pisca-alertas em caso de frenagem de emergência. O dispositivo vem de série junto com os freios com ABS e os air bags frontais. Outra novidade é o Comfort Blinker, sistema que facilita o acionamento das luzes de seta.


As versões de topo de Gol, Fox e Voyage foram renomeadas para Highline. É a primeira vez que a Volkswagen utiliza essa nomenclatura em carros feitos no Brasil – até então, estava restrita aos importados Jetta (mexicano) e Amarok (argentino).

A linha Polo vem com novo estofamento com faixa central e o Fox ganhou toca-CDs com leitor de MP3 e entrada USB na lista de opcionais. O sistema é integrado ao sensor de estacionamento.

O veterano Golf, por sua vez, passa a vir com grade do radiador pintada de preto brilhante e com apliques nas grades inferiores do para-choque dianteiro. O toca-CDs tem iluminação vermelha, há controlador de velocidade de cruzeiro de série e, opcionalmente, rodas de liga de 17”.