Depois de flagras e do início da produção na Argentina, a nova Volkswagen Amarok enfim desembarca em solo nacional. A picape média recebeu uma reestilização que alterou especialmente a dianteira, que ganhou ares mais modernos. O modelo será exibido ao público brasileiro pela primeira vez durante a Festa do Peão Boiadeiro de Barretos, no interior de São Paulo.
Apesar de ser patrocinadora do evento há 30 anos, a escolha do local pela VW não foi à toa. Um de seus objetivos é ampliar a participação da marca entre o público agro, que hoje representa 24,4% do PIB brasileiro e movimentou mais de R$ 2,6 trilhões em 2023. Além de crescer no segmento de picapes, a meta da empresa é manter o País no topo das vendas globais da montadora. No ano passado, o Brasil foi o terceiro mercado de maior venda para a Volkswagen, atrás apenas de China e Alemanha.
Como é a nova Amarok
Fabricada em General Pacheco (Argentina), a Amarok segue devendo uma nova geração, já que seu projeto é de 2010. Mas esse tapa no visual veio a calhar, já que importantes rivais mudaram recentemente, como a Chevrolet S10, e até uma novata chegou para disputar a categoria, a Fiat Titano.
Dessa forma, a picape se torna o segundo grande lançamento da Volkswagen dos 16 que chegarão ao mercado brasileiro até 2028. Entre as principais mudanças no design estão um capô mais musculoso, a faixa prata que cruza o logotipo na grade dianteira, parte externa do para-choque em “C” para abrigar as luzes de neblina, grade inferior mais agressiva e farol dividido em três partes em formato bumerangue. Mas o que mais chama a atenção é a barra luminosa que atravessa toda a parte frontal – diferentemente da encontrada no Taos, onde a iluminação é interrompida pelo VW no centro.
De acordo com a montadora, adaptações volumétricas na dianteira precisaram ser feitas para se adequar aos quesitos de proteção a pedestres. Há ainda novas rodas de 20” e para-choque traseiro com apliques cromados. No interior, os bancos trazem novas cores e texturas, os revestimentos são diferentes e o modelo recebeu uma nova central multimídia com tela de 9” com navegação e conectividade para Apple CarPlay e Android Auto.
Motorização e novos equipamentos
Sob o capô, nada muda. A Amarok mantém com exclusividade o motor 3.0 V6 turbodiesel de 258 cv (que chega a 272 cv com overboost) e 59,1 mkgf de torque. O câmbio é automático de oito marchas e a tração segue a famosa 4Motion – 4×4 com reduzida. Essas credenciais a elegem como a picape média mais potente do segmento.
A lista de equipamentos, contudo, traz importantes novidades. O modelo agora recebe seis airbags (eram quatro), além de assistentes à condução passiva, como sistema de aviso de saída de faixa, aviso de colisão frontal com detecção de pedestres e indicação de limite de velocidade. As novidades de segurança se juntam a itens como freios a disco nas quatro rodas, ABS off-road e controle automático de descida e sistema de frenagem automática pós-colisão, por exemplo.
Versões e preços
A Amarok 2025 chega sem alterações de preço. A de entrada Comfortline parte de R$ 309.990 e pode receber como opcionais capota marítima e estribo lateral (R$ 4.170) e assistente de condução passiva (R$ 2.430). Essa configuração não tem a barra iluminada na dianteira. Já a intermediária Highline sai por R$ 328.990 e também pode receber opcionalmente a capota marítima e o estribo lateral por R$ 4.170 (os assistentes são de série). Cores metálicas e perolizadas acrescentam ainda R$ 1.750 aos preços.
Por fim, a Extreme, de R$ 350.990, pode receber como novidade dois pacotes exclusivos. No Hero, a picape traz emblemas traseiros e maçanetas das portas na cor preta, rodas de liga leve de 20″ escurecidas, santantônio preto e pintura exclusiva cinza Oliver. Já o pacote Dark também vem com emblemas e maçanetas pretos e rodas escurecidas, além de para-choque traseiro preto. Está disponível em todas as cores, exceto no cinza Oliver. Ambos acrescentam R$ 1.550 ao valor final da picape.
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