A Volkswagen terá um total de 12 novidades de produtos, entre versões e protótipos, no Salão do Automóvel de SP, que ocorre entre 10 e 20 de novembro no Expo Imigrantes, zona sul da capital. Três delas já haviam sido antecipadas: a versão com motor 1.0 de 125 cv do hatch médio Golf, a perua Variant com motor flexível e o jipinho Tiguan com motor 1.4 TSI. Hoje, foram reveladas mais algumas novidades.
Uma delas é a versão Track para Up e Fox. De apelo sutilmente aventureiro, ela já havia aparecido no Gol em 2013 e no Fox, em 2015.
A maior diferença está no Gol, que unicamente nessa versão recebeu a mesma frente da picape Saveiro, com faróis maiores e grade com aspecto mais agressivo. Além disso, há detalhes como apliques laterais esportivos, retrovisores externos com capa em tom preto fosco, rodas de 15 polegadas e uma opção exclusiva de cor laranja Canyon.
Já no subcompacto, as alterações se limitam a detalhes como rodas de 14″ (opcionais), faróis com máscara negra, molduras nas caixas de roda e apliques nos para-choques.
Ambas as versões são equipadas unicamente com o motor 1.0 de três cilindros e até 82cv. A do Up é baseada no Move Up e a do Gol se situa entre as opções Comfortline e Highline.
Outra novidade é o CrossFox Urban White. Trata-se de um pacote, vendido como série especial, que agrega itens como rodas e faixas laterais exclusivas, além de um inédito sistema de monitoramento da pressão dos pneus.
Entre os protótipos, estará o Golf GTE Sport, um híbrido plug-in com carroceria de fibra de carbono e um conjunto de três motores que geram potência combinada de 400 cv. No modo elétrico, a autonomia é de 50km. No modo esportivo, os três motores atuam juntos e permitem ao carro acelerar de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos em modo esportivo e atingir 280 km/h.
Simuladores.Mas os carros não serão as únicas estrelas do estande da marca alemã. Quatro tipos de simuladores proporcionarão experiências de realidade virtual ao visitante da feira.
O mais impactante é o Desafio Cross. Ao vestir óculos especiais da HTC, o visitante se verá no Grand Canyon, nos Estados Unidos. Uma águia roubou as chaves da Saveiro Cross que o visitante, nesse mundo de faz-de-conta, estaria dirigindo. Para recuperá-las, é preciso caminhar sobre uma estreita passarela e pegar as chaves que estão presas no bico da ave de rapina. O duro é enfrentar a vertigem, já que a passarela, vazada, revela uma visão de milhares de metros de altura. No fim da brincadeira, o visitante ainda leva para casa uma foto participando da aventura virtual.
Outro simulador, TSI Extreme, coloca o visitante dentro do propulsor da marca, como se fosse uma molécula, para ver a combustão da gasolina com efeitos 4D. O Up! Holoview destaca alguns atributos do subcompacto, por meio de hologramas posicionados ao redor do carro, e o #VWeVc transporta o usuário para a linha de produção da marca, onde poderá acompanhar o processo de pintura e secagem de carros (com direito até a respingos de tinta de mentirinha) e para a Autostadt, a garagem da VW na Alemanha.
A marca preparou ainda uma mostra de carros antigos, uma pista de arrancada para teste de modelos equipados com motores TSI e uma estação de provas em que será possível fazer exercícios em rampas com a Amarok, vendo a ação dos diversos assistentes que equipam a picape.