A Volkswagen lançou o novo Nivus nesta semana e celebra bons números no Brasil em 2024. A montadora já emplacou 56 mil veículos a mais que no ano anterior, e segue na perseguição à líder Fiat (veja aqui o ranking). Assim, registra um crescimento acima da média do mercado. Pois, em 2025, a VW dará sequência à sua ofensiva de lançamentos, afinal, prometeu 16 novos carros até 2028. E um deles será o novo Jetta.
Tal como o Jornal do Carro antecipou uns meses atrás, o Jetta GLI ganhará no Brasil a recente atualização feita nos Estados Unidos e México. Trata-se de uma segunda plástica para deixar o sedã de 7ª geração com o visual mais próximo do estilo global dos carros da marca alemã. No Brasil, o modelo reforçará a gama de lançamentos que vai “resgatar a esportividade”, nas palavras de Ciro Possobom, CEO da VW do Brasil.
“Queremos reforçar cada vez mais essa imagem de esportividade, da força, da qualidade da marca. Então, trazer o Jetta será bem importante. Vocês verão o resgate da esportividade da Volkswagen. Será um diferencial ter Jetta GLI, Nivus GTS e Golf GTI. Com isso vamos agradar muita gente”, declarou Possobom. Portanto, além de novo Jetta GLI, a marca vai lançar o inédito Nivus GTS e Golf GTI (geração 8,5). O trio deve chegar às lojas no 1º semestre de 2025.
O que muda no novo Jetta GLI?
Apresentado no México em julho, o Volkswagen Jetta GLI já está a venda no país onde é fabricado desde então. O sedã esportivo recebeu mudanças pontuais de estilo na dianteira e na traseira. O preço parte de 677.000 pesos, o equivalente a cerca de R$ 202 mil em conversão direta.
Nesta segunda plástica, a equipe de designers da VW mexeu sobretudo na frente. O sedã tem nova grade em formato colmeia e friso inferior. Os faróis iluminados por LEDs mudaram bastante e, agora, – à exemplo do Taos – tem filete de LEDs que une ambas as peças. Nas laterais, tem rodas de 18 polegadas com novo desenho. E, atrás, para-choque redesenhado e dupla saída de escape. Por fim, as lanternas são ligadas por uma barra.
Na cabine, o novo Jetta ganhou novo multimídia de 8″ com aspecto flutuante no lugar da tela anterior de 6,5″. Entretanto, no Brasil, a versão GLI virá com o sistema VW Play com tela de 10,1″. Além disso, o modelo ganhou novo ar-condicionado Climatronic Touch, com controles sensíveis ao toque e duas zonas. A marca também atualizou materiais e revestimentos.
O VW Jetta GLI tem opção de suspensão adaptativa, assistentes de segurança à condução e conta com o motor 2.0 turbo de 231 cv de potência. Nos EUA, tem opção de câmbio manual de seis marchas, mas, no Brasil, o sedã deverá manter a transmissão automatizada de sete marchas. Por fim, o preço deverá ficar próximo ao atual, de R$ 245.390.