05/10/2016 - 5 minutos de leitura.

VW despenca em vendas e é apenas 8ª no ranking de setembro

Paralisação nas fábricas do Brasil prejudicou montadora. Fiat também foi mal e Hyundai ficou com o 2º lugar

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

O ranking de vendas registrou um verdadeiro “colapso” no mês passado. Crise econômica, paralisações em fábricas e carros de mais de R$ 70 mil entre os dez mais emplacados vêm desenhando um novo cenário que, em agosto, atingiu seu ápice. Marcas tradicionais despencaram em vendas, enquanto fabricantes mais novas assumiram os postos mais cobiçados dessa lista.

A maior perdedora foi a Volkswagen. Desde o início do ano, a montadora estava brigando com a Fiat pela vice-liderança. Em agosto, sua participação começou a cair: a montadora foi para a sexta colocação. No mês passado, as vendas despencaram mais e a marca obteve apenas o oitavo posto do ranking de vendas.

Continua depois do anúncio

A paralisação feita em todas as fábricas da Volkswagen no Brasil prejudicaram o desempenho da empresa no mercado. As atividades foram retomadas no dia 15 de setembro em São José dos Pinhais (PR) e no dia 20 do mesmo mês em São Bernardo do Campo (SP).

Por meio de comunicado, a montadora informou que a produção deverá ser normalizada nas próximas semanas. “A Volkswagen planeja acelerar sua produção para um volume de 50 mil carros por mês em outubro e novembro, reabastecendo sua rede de concessionários em todo o País”, comunicou a empresa.

No mês passado, a Volkswagen vendeu apenas 8.834 carros no País, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Nenhum carro da montadora ficou entre os 20 mais vendidos, algo inédito em sua história no País.


O Volkswagen mais vendido em setembro foi o Fox, com 2.474 emplacamentos e a 21ª posição no ranking dos mais emplacados.

Outra que perdeu espaço em setembro foi a Fiat. Vice-líder até agosto, a montadora obteve somente a quarta posição no ranking das montadoras no mês passado. Foram 13.280 automóveis e comerciais leves da marca italiana.

A queda na venda de duas das principais marcas do País abriu espaço para montadoras que são mais jovens no mercado brasileiro. A veterana Chevrolet manteve a 1ª posição, mas foi a Hyundai que obteve um inédito segundo lugar.


A Ford, que durante alguns meses deste ano deixou o tradicional “top 4” do ranking de montadoras, reagiu. Em setembro, ficou com o terceiro posto. A Toyota foi quinta e a Renault, sexta.

RANKING DE VENDAS DAS MONTADORAS (SETEMBRO)

1º Chevrolet – 23.974 unidades
Hyundai – 16.678
3º Ford – 14.817
4º Fiat – 13.280
5º Toyota – 11.493
6º Renault – 10.108
7º Honda – 10.034
8º Volkswagen – 8.834
9º Nissan – 6.116
10º Jeep – 4.593


FONTE: FENABRAVE

OS 20 CARROS MAIS VENDIDOS EM SETEMBRO DE 2016

Veja mais: detalhes da galeria


Notícias relacionadas

Notícias

Tesla revela novo Model 3 com desempenho impressionante

Notícias

Híbrido flex da Stellantis: veja quando chega e como funciona

Notícias

Mitsubishi L200 ganha série com internet Starlink, de Elon Musk

Notícias

Novo Peugeot 2008: quando chega a nova geração do SUV

OFERTA EXCLUSIVA

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

Ver agora