
A Volkswagen deve mesmo entrar, no Brasil, para o time das montadoras que têm em sua gama um utilitário-esportivo (SUV) compacto. Afinal, mesmo em tempo de crise, esse é o segmento que mais faz sucesso no País. Perguntado sobre o lançamento de um jipinho para concorrer com Honda HR-V e Jeep Renegade, entre outros, o presidente da subsidiária brasileira, David Powels, não negou a informação.
A entrevista ocorreu no Salão de Paris, que abriu suas portas ao público neste sábado (1º). O SUV compacto, porém, só deve ser lançado no mercado nacional no ano que vem.
Os rumores são de que o modelo será a versão final do T-Cross Breeze, protótipo revelado em março, durante o Salão de Genebra (Suíça). A versão final desse conceito tem sido flagrado em testes na Europa, conforme foto acima.
O T-Cross Breeze definitivo será feito sobre a plataforma MQB, que é modular e usada em diversos modelos do grupo, a exemplo do Golf, produzido em São José dos Pinhais (PR).
É possível que a versão brasileira tenha algumas adaptações ao mercado normal. Isso porque, na mesma entrevista, o presidente da Volkswagen disse que a subsidiária passará a ter mais modelos e adaptações desenvolvidas em centros de engenharias locais – como já ocorreu com o Up!, que tem entre-eixos e porta-malas maiores que os da versão europeia, para atender às demandas do público brasileiro.
O T-Cross Breeze definitivo deverá ser um dos modelos – são quatro, no total – do plano de investimentos de R$ 6 bilhóes que a marca anunciou para o Brasil. Esse montante, previsto para ser aplicado no período até 2020, deverá contemplar também, segundo rumores, as novas gerações de Fox e Gol.
Além de Renegade e HR-V, o jipinho brigará com Ford EcoSport, que em breve passará por atualizações, e o novato Nissan Kicks. Além disso, no ano que vem será lançado o Hyundai Creta, outro representante do segmento.
A Chevrolet também prepara um novo SUV compacto, que está sendo desenvolvido no Brasil para substituir o Tracker.
GALERIA: OS SUVS QUE ESTÃO CHEGANDO AO MERCADO
Mercedes-Benz GLC Coupé
Rival do X4, modelo será mostrado aos brasileiros durante o Salão do Automóvel de São Paulo, de 10 a 20 de novembro
Audi Q5
Segunda geração do utilitário-esportivo será produzida exclusivamente no México. Revelado no Salão de Paris, que termina em 16 de outubro, modelo chega às lojas do Brasil no ano que vem
Land Rover Discovery
Também mostrada em Paris, quinta geração estará no Salão de São Paulo. Vendas começam em meados de 2017
Hyundai ix25/Creta
O Creta será uma das atrações do Salão do Automóvel, em novembro. O modelo será feito em Piracicaba; sua plataforma é a mesma do Elantra. O visual terá algumas diferenças em relação ao modelo mundial (acima), que em alguns mercados recebe o nome de ix25.
Renault Captur
O novo utilitário-esportivo da Renault com jeitão de crossover, o Captur (aqui será com C) vai dividir plataforma e motor, o 2.0 de até 148 cv. Ele vem para brigar com Renegade e HR-V, na faixa de preço entre R$ 90 mil e R$ 100 mil. Ele deve contar com um câmbio automático do tipo CVT utilizado pela Renault-Nissan
Kia KX3
Produzido sobre a mesma plataforma do Hyundai Creta/ix25, o Kia KX3 virá do México com o mesmo motor 1.6 flexível de até 128 cv do "irmão". Lá fora ele tem uma opção turbo com 204 cv e câmbios manual e automático de seis e sete marchas, respectivamente
Renault Koleos
O Koleos chega ao mercado no final do ano, após o Salão do Automóvel. Com porte para brigar com Honda CR-V, Toyota RAV4 e Hyundai ix35, entre outros. Chega com motor 2.5 a gasolina de 175 cv associado a um câmbio automático do tipo CVT e com tração integral. Preço deve ser de cerca de R$ 165 mil
Nissan Kicks
O Nissan Kicks já chegou às lojas, mas por enquanto só na versão de topo. Pouco antes do Salão do Automóvel, a marca japonesa deve iniciar as vendas das versões de entrada, com preço abaixo dos R$ 89.990 que atualmente são cobrados. O motor será o mesmo 1.6 de 114 cv e além do cãmbio automático CVT, ele ganhará uma opção com transmissão manual
Ford EcoSport
O Ford EcoSport, que iniciou o segmento de SUVs compactos está desafado e muda agora no Salão do Automóvel para voltar a brigar com os rivais Jeep Renegade e Honda HR-V, que são os atuais líderes do segmento. Além de novo visual, parecido com do Ford Edge, ele vai trazer mais equipamentos e tecnologia
Toyota CH-R
A Toyota vai testar a receptividade do público com o crossover CH-R durante o Salão do Automóvel. Cotado para ser vendido aqui, o modelo criado especialmente para a Europa, tem nova plataforma modular e além de uma versão híbrida com motor 1.8 associado a um elétrico - o mesmo trem de força do Prius -, oferece no Velho Continente um novo propulsor 1.2 turbo. Por aqui, deve adotar o 2.0 do Corola
Hyundai Tucson
A nova geração do Hyundai Tucson, em alguns mercados chamado de ix35 também, começa a ser produzida este ano no Brasil, junto do atual ix35 e do antigo Tucson. Além do visual renovado, chega com inédito motor 1.6 turbo de 180 cv e preço em torno de R$ 180 mil
Chevrolet Tracker
A Chevrolet terá como uma das atrações do Salão do Automóvel a atualização do Tracker. O SUV que divide a plataforma com o Sonic, terá nova dianteira, semelhante a do Cruze. Além do visual do sedã, ele deve receber o mesmo motor - 1.4 turbo de 153 cv e câmbio automático de seis marchas. Na parte de tecnologia, o Tracker terá sistema de espelhamento de celular e integração com Android Auto e Apple CarPlay, além do sistema de assistência OnStar