
O Fox chega à linha 2015 como o primeiro carro brasileiro a ostentar o novo visual global da Volkswagen. Inspirado no “irmão” Golf, o hatch renovado está disponível a partir da versão Trendline, com motor 1.0 de 76 cv e tabela de R$ 35.900.
Mas, é na opção de topo, Highline, tabelada a R$ 48.490, que estão as maiores novidades. Além do motor 1.6 16V de até 120 cv, há câmbio manual de seis marchas, inédito no modelo.
Outros destaques são os controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e sensor de estacionamento na frente. O volante, multifuncional, veio do Golf.
Entre os opcionais há sistema multimídia com navegador GPS herdado do Tiguan e faróis de neblina que se acendem sozinhos para iluminar a área interna das curvas à noite.
Há também novas opções de acabamento para o interior de todas as versões.
COMO ANDA
Como não houve mudança de plataforma, o Fox manteve as qualidades, como o bom espaço e a versatilidade do interior da cabine.
A nova transmissão foi desenvolvida a partir da consagrada caixa de cinco marchas. A sexta funciona como overdrive, permitindo que o motor gire em regime mais baixo em velocidade de cruzeiro, o que reduz o consumo de combustível e a emissão de poluentes.
Como o diferencial está menor em relação ao do câmbio no qual se baseia, a sensação é de que as marchas – primeira à quinta – estão mais curtas.
Aliada ao motor de 120 cv, essa mudança deixou o Fox mais esperto em arrancadas e “forte” da primeira à terceira.
Para manter um consumo equilibrado no uso urbano, o motorista precisa se acostumar a usar as marchas altas. Já na estrada, a 120 km/h e com a sexta engatada, o quatro-cilindros roda de forma silenciosa e abaixo das 3.000 rpm.
Como o centro de gravidade é alto, em curvas o Fox tem a tendência de rolar demais. Mas parte desse desconforto acaba sendo neutralizado pelo bom acerto da suspensão.
FICHA TÉCNICA
Preço sugerido: R$ 48.490
Motor: 1.6, 4 cil., 16V, flexível
Potência (cv)*: 120 a 5.750
Torque (mkgf)*: 16,8 a 4.000 rpm
Câmbio: Manual, seis marchas