
O Volkswagen Fox, que foi recentemente reestilizado, vai abandonar o i-Motion como opção de dois pedais para receber o automático tiptronic em 2017.
O modelo, que é feito em São José dos Pinhais, no Paraná, vai se beneficiar da produção dos Audi A3 Sedan e Q3 e Volkswagen Golf por lá. Esses modelos, que atualmente são importados, vão trocar o atual automatizado de dupla embreagem por um automático convencional para conter custos na produção nacional.
Apesar de ele já estar na linha de produção, receberá o câmbio depois, já que tem uma demanda maior que a do outros três modelos. Ou seja, a chegada do novo câmbio depende da estabilização da produção dessa transmissão para chegar ao hatch, cerca de um ano e meio depois do início da produção de A3 Sedan e Golf na planta.
Essa é provavelmente a melhor oportunidade do Fox ser o que nunca conseguiu ser: um modelo de segmento premium entre os compactos ao substituir os soluços e trocas desencontradas do i-Motion pelo equilibrado tiptronic. A iniciativa também tem como objetivo distanciar ainda mais o Fox do Gol, que ganhará uma nova geração no fim do ano que vem, um pouco antes da do Fox, que chega em 2017 maior e mais sofisticada.