Você está lendo...
VW Gol e Fiat Palio lideram ranking dos carros usados e seminovos; veja o ‘top 10’
Mercado

VW Gol e Fiat Palio lideram ranking dos carros usados e seminovos; veja o ‘top 10’

Hatch da Volkswagen já vendeu mais de meio milhão de unidades em 2021; vendas de carros usados crescem quase 50% sobre 2020, aponta Fenabrave

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

13 de set, 2021 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Volkswagen Gol usados
Apesar do aumento nos preços, é possível achar usados mais em conta no mercado
Crédito:Volkswagen/Divulgação

Com a baixa oferta e os preços elevados dos carros 0-km no Brasil, os usados e seminovos continuam com vendas crescentes. Um dado curioso, entretanto, é que, ao contrário do mercado de novos, a lista dos modelos mais vendidos “de segunda mão” permanece com os mesmos populares. Praticamente não houve alteração no ranking. O Volkswagen Gol continua disparado como o carro usado mais vendido do Brasil.

air bags usados Fiat Palio
Foto: Márcio Fernandjes/Estadão

De acordo com a Fenabrave, associação que reúne as fabricantes do País, agosto teve um avanço discreto nas vendas de automóveis e comerciais leves usados e seminovos. Em relação a julho, o oitavo mês do ano cresceu 1,25%. Mas, no acumulado do ano, a alta é de expressivos 48,3%. Ao longo de 2021, foram emplacados mais de 7,58 milhões veículos no Brasil.

Publicidade


Falando dos modelos em si, o Gol, a princípio, foi quem mais vendeu até agora. No total, emplacou 81.778 unidades só em agosto. O segundo lugar ficou com o Fiat Palio (49.210) e o terceiro, com o Fiat Uno (47.962). Abaixo, lista dos 10 mais vendidos.

vendidos
Sergio Castro/Estadão

Acumulado do ano

Embora a Fenabrave não divulgue números acumulados dos modelos usados, o Jornal do Carro fez a soma e constatou que, de janeiro para cá, o Gol passou de meio milhão de unidades comercializadas. Exatos 581.156 registros de vendas do hatch.


Entretanto, se as picapes fazem sucesso entre os modelos 0-km, no mercado de usados alguns exemplares são raros. Sempre nas últimas posições da lista de vendas, a dupla Dakota e RAM, nesse sentido, não passa das 87 unidades mensais.

Dodge Dakota usados
Stellantis/Divulgação

Alguns seminovos também aparecem de forma discreta, embora façam sucesso entre os modelos 0-km. É o caso do Fiat Argo, que teve apenas 4.366 unidades vendidas entre os usados. Aqui, cabe uma observação: a lista da Fenabrave não vai além da 50ª posição para cada categoria. Ou seja, não há como saber quais são os modelos subsequentes do ranking.


Outra curiosidade é que a lista de usados é quase que totalmente composta por modelos das “quatro grandes” – o Toyota Corolla é um dos poucos que tem presença constante no top ten. Para quem não se lembra, a expressão indicava as maiores fabricantes do País: General Motors, Fiat, Ford e Volkswagen, que, então, dominavam as vendas até a virada do século.

Confira o “top ten” do mercado de usados em agosto:

1 – Volkswagen Gol: 81.778
2 – Fiat Palio: 49.210
3 – Fiat Uno: 47.962
4 – Fiat Strada: 31.446
5 – Chevrolet Celta: 28.813
6 – Chevrolet Onix: 25.439
7 – Volkswagen Fox: 25.341
8 – Toyota Corolla: 25.166
9 – Ford Ka: 23.266
10 – Ford Fiesta: 23.070

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião