Dois dos mais bem sucedidos hatches aventureiros do mercado, Gol Rallye e Sandero Stepway travam uma briga interessante. De um lado, está a versão mais cara do carro mais vendido do Brasil, sempre priorizado por sua fabricante. Do outro, um veículo próximo de uma grande mudança, mas que tenta manter seu apelo comercial com edições especiais – como a Tweed, limitada a 1.900 unidades – e preços mais baixos.
++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ VW Gol retoma a liderança em abril
++ Duster ganha comprador pelo espaço interno
Com uma importante novidade sob o capô, o Volkswagen Gol Rallye é o primeiro modelo da linha a receber o novo motor 1.6 16V de 120 cv. Ele é o responsável pela vitória do VW neste comparativo.
Porém, a briga foi apertada. O Sandero Stepway Tweed contra-ataca com bastante espaço interno, além do apelo “fashion” presente na série especial do carro – o hatch passará por reestilização em meados deste ano, mas a nova versão de estilo aventureiro virá apenas mais tarde. Além disso, é mais barato, por R$ 48.140. O Gol tem tabela de R$ 50.150.
Os preços são altos para os dois modelos, já que ambos são compactos de entrada com incrementos visuais e leves alterações mecânicas. Porém, ao menos eles saem de fábrica bem completos. Há ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico e sistema de som de série.
O Gol ainda pode receber bancos revestidos de couro sintético, controlador de velocidade de cruzeiro e espelho interno fotocrômico como opcionais. Esses equipamentos elevam a conta para R$ 53.230.
Já a série Tweed não tem opcionais, mas traz a mais que o Gol, de série, a tela sensível ao toque de 7 polegadas com GPS – de uso simples e intuitivo. O equipamento é um extra nos Stepway ‘comuns’.
MOTORES
O propulsor do Gol é a maior estrela do comparativo. Ele é, na prática, uma versão quatro cilindros do 1.0 três-cilindros usado pelo Up!. O motor, da família EA 211, dá ao hatch da Volkswagen bom desempenho e apresenta funcionamento bem suave.
Abastecido com etanol, o motor deixa para trás a aspereza do 8V (que continua em linha nas outras versões) e brilha com uma entrega de força bastante linear, que fica mais à vontade em altas rotações que o do Renault – no qual o propulsor 1.6 8V gera 106 cv com o combustível vegetal.
O câmbio do Gol tem engates muito bons, curtos e precisos e, em conjunto com o motor e uma suspensão bem acertada, deixam o Volkswagen com dirigibilidade superior à do rival.
Já o Sandero mostra robustez ao passar praticamente incólume por valetas e quebra-molas. Porém, as reações do motor são mais lentas e há alguma imprecisão nas trocas de marcha.
Além de andar mais, o Gol ainda gasta menos. O computador de bordo acusou média de 9.8 km/l de etanol em ciclo misto, ante os 8,7 km/l do Sandero.
CABINE
O Tweed até traz interior diferente, com partes no clássico xadrez britânico, mas o padrão aparece apenas nas laterais de porta e nos bancos. As cores da carroceria também são limitadas: só preto ou branco, em alusão à série especial.
1º: Volkswagen Gol Rallye – 60 pontos
Preço sugerido: R$ 50.150
Motor: 1.6, 4cil., 16V, flexível
Potência: 120 cv (E) a 5.750 rpm
Torque: 16,8 mkgf (E) a 4.000 rpm
Câmbio: Manual, cinco marchas.
2º: Renault Sandero Stepway Tweed – 58 pontos
Preço sugerido: R$ 48.140
Motor: 1.6, 4cil., 8V, flexível
Potência: 106 cv (E) a 5.250 rpm
Torque: 15,5 mkgf (E) a 2.850 rpm
Câmbio: Manual, cinco marchas.