
A Comissão Internacional de Negócios dos Estados Unidos iniciou uma investigação sobre a Volkswagen e suas subsidiárias pelo fato da marca ter supostamente infringido patentes para veículos híbridos e elétricos que pertencem à companhia Paice LLC.
O motivo do processo é que a Volkswagen, que foi parceira da Paice LLC entre 2001 e 2004, utiliza itens cujas patentes pertencem a ela, como o tipo de central e os algoritmos de controle. Após conseguir tudo que precisava aprender com a empresa, a companhia alemã teria interrompido a colaboração e nunca pediu licença sobre a tecnologia da Paice.
Agora a Paice LLC busca conseguir junto à comissão uma ordem de proibição da importação e venda de veículos híbridos da Volkswagen, Audi ou Porsche nos Estados Unidos.
Por enquanto a comissão não tomou nenhuma decisão sobre o mérito do caso. Contudo, o simples fato de ter aberto a investigação pode significar um retrocesso na estratégia da empresa de, após o escândalo dos motores a diesel fraudados e consequente queda nas vendas nos EUA, investir forte na sua linha de híbridos no país.
Essa não é a primeira vez que a Paice LLC abre processo contra grandes montadoras. A empresa já processou também a Toyota em 2010 e a Hyundai em 2015, chegando a um acordo com ambas as companhias. Desde 2014 ela está em disputa com a Ford na justiça pelo mesmo motivo.