Com o lançamento iminente do Tera, o Volkswagen Nivus, até então SUV de entrada da marca, subiu de patamar. No fim de 2024, o crossover ganhou uma reestilização de meia vida, com mudanças que deixaram o seu visual mais moderno. Além disso, o Nivus 2025 incorporou recursos semiautônomos do pacote ADAS, tornando-se, portanto, mais seguro.
Na ocasião do lançamento, o Jornal do Carro acelerou a versão topo de linha Highline 200 TSI. E, agora, avaliamos o modelo intermediário Comfortline 200 TSI. Para começar, a Volkswagen aproveitou essa renovação do Nivus para deixar as duas configurações mais interessantes. Há vasto conteúdo de série em ambas.

Se antes as opções Comfortline deviam mais equipamentos, desta vez a montadora caprichou no recheio. Assim, o Nivus 2025 está mais competitivo e entrega um pacote, digamos, condizente com a faixa de preços da nova linha. Para relembrar, o Sense parte de R$ 119.990, mas vem “depenado”. Já a versão Comfortline parte de R$ 143.490.
O que vem de série no VW Nivus Comfortline?
O crossover derivado de Polo e Virtus tem na sua versão intermediária um pacote digno de topo de gama. Há, por exemplo, chave presencial, rodas de liga leve de 16 polegadas com pintura escurecida, faróis e lanternas com iluminação de LEDs, ar-condicionado automático e digital com comandos sensíveis ao toque, quadro de instrumentos com tela de 8 polegadas e seis airbags.

Já o pacote ADAS incluí frenagem automática de emergência com alerta de colisão e controle de cruzeiro adaptativo (ACC). Além disso, o Nivus Comfortline traz outros sistemas importantes, como ABS, controles eletrônicos de estabilidade e de tração, assistente de saída em rampas e volante multifuncional com ajustes de altura e profundidade, e paddle-shifts para trocas de marcha.

Entre os opcionais, a unidade avaliada estava com pintura sólida na cor branca (R$ 900) e o multimídia VW Play Connect (R$ 1.280). Nesse ponto, sem dúvida a tela central de 10 polegadas é um investimento indispensável, tanto pela qualidade do equipamento, que tem desempenho rápido e ótimas respostas ao toque, mas também por ser essencial para a conectividade.

Como anda o Nivus Comfortline
Um dos trunfos do VW Nivus é ter mantido o motor 200 TSI. Trata-se do 1.0 turbo de três cilindros e injeção direta, capaz de gerar 116 cv de potência com gasolina e até 128 cv com etanol. O torque máximo, por sua vez, é de 20,4 mkgf com ambos os combustíveis. Este motor vem sempre com o câmbio automático de seis marchas e com tração dianteira.

Ao volante, o Nivus Comfortline tem desempenho sólido, com acelerações surpreendentes para um carro com motor de um litro. Apesar de apresentar um leve atraso na entrada do turbo, o motor 200 TSI enche muito rápido, ao mesmo tempo em que entrega ótimos números de consumo. Por exemplo, na estrada, o crossover chegou a fazer uma média de 13,6 km/l com gasolina.
Embora a direção tenha assistência elétrica, o Nivus 2025 tem um ajuste mais firme do volante, o que é comum nos carros da Volkswagen. Um ponto interessante são as rodas de 16 polegadas, que vêm de fábrica. O conjunto é menos esportivo que o opcional de aro 17, mas os pneus de perfil mais alto (205/60) deixam o rodar mais macio e robusto para lombadas e valetas, e estradas de terra.
Nivus Comfortline vale a compra?

A plástica deixou o Nivus 2025 mais interessante e sofisticado no visual. A frente, por exemplo, ficou imponente com a enorme entrada de ar frontal. Nas extremidades, apêndices aerodinâmicos ajudam o crossover a entregar baixo consumo e um rodar estável. Ao mesmo tempo, a suspensão mais alta realça a robustez de SUV, apesar do estilo pender mais para uma perua.

Um ponto alto no modelo é o porta-malas. São 415 litros no compartimento – ou seja, tem mais espaço no compartimento que o T-Cross, com 373 litros. Entretanto, o entre-eixos do Nivus é o mesmo da linha Polo, com 2,57 metros, enquanto o SUV compacto maior tem 2,65 metros. Assim, o espaço no banco traseiro e na cabine, em geral, é equivalente ao do hatch.

Dessa forma, o diferencial do Nivus é o motor 200 TSI (o mesmo do T-Cross), com até 128 cv e 20,4 mkgf. E a lista de equipamentos, agora mais sofisticada com a adição de recursos do pacote ADAS. Já o ponto fraco da versão Comfortline é o acabamento. A simplicidade da cabine é um pecado perante o preço pedido no modelo.
SUVs compactos da faixa acima de R$ 140 mil já trazem revestimentos mais caprichados, bem como freio eletrônico de estacionamento por botão. Mas, o Nivus também tem seus refinamentos e trunfos. Por exemplo, freios a discos nas quatro rodas e o motor 1.0 turbo mais potente da marca, que entrega uma aceleração de 0 a 100 km/h em 10 segundos.

PRÓS
Motor 200 TSI tem excelente desempenho e ótimo consumo, porta-malas é maior que o do T-Cross e pacote ADAS eleva segurança e sofisticação;
CONTRAS
Acabamento da versão Comfortline é decepcionante, apesar do visual externo moderno; falta freio de estacionamento eletrônico e preço assusta.

FICHA TÉCNICA
Volkswagen Nivus Comfortline 200 TSI 2025
Motor: 1.0, 3 cilindros, 12V, turboflex
Potência: 128 cv (E)/116 cv (G) a 5.500 rpm
Torque: 20,4 mkgf (E e G) entre 2.000 rpm e 3.500 rpm
Câmbio: Automático, 6 marchas; tração dianteira
0 a 100 km/h: 10 segundos
Velocidade máxima: 192 km/h
Dimensões: 4,27 m (comprimento), 1,76 m (largura), 1,49 m (altura) e 2,57 m (entre-eixos)
Porta-malas: 415 litros
Consumo médio (Inmetro): 9,3 km/l (etanol); 13,3 km/l (gasolina)
Peso (ordem de marcha): 1.199 kg
Preço sugerido: R$ 143.490
Opcionais: pintura branca (R$ 900) e pacote VW Play Connect (R$ 1.280)
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