Quem torcia por uma opção mais esportiva do VW Nivus teve uma boa surpresa, quando a marca revelou a primeira reestilização do modelo em outubro: a versão GTS. Contudo, apesar de o SUV cupê já estar nas lojas de cara nova, o GTS ainda deve levar alguns meses para estrear. Será mais um modelo “apimentado” no catálogo da fabricante, formado pelo Jetta GLI – que chegará ao País reestilizado no ano que vem – e o Golf GTI, que teve a importação confirmada para 2025.
Depois de flagrado rodando sem camuflagem, a montadora, por sua vez, não faz questão de esconder o carro. Durante a VW Health Care Run, prova de corrida realizada no início do mês na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo, duas unidades do modelo esportivo estavam expostas às vistas de todos os competidores. Ainda em forma de protótipos, um Nivus GTS na cor branca, provavelmente o usado na apresentação da versão reestilizada (foto acima), e outro na cor cinza escura, conforme mostra o flagra publicado no perfil @placaverde no Instagram. Veja abaixo:
O que sabemos sobre o Nivus GTS
Será a primeira vez que um SUV carregará a sigla GTS, que já fez parte de carros icônicos da marca, como Passat e Gol. Mais recentemente, a nomenclatura passou a integrar a linha Polo. O hatch, inclusive – com quem o Nivus já divide a plataforma – também vai emprestar o conjunto mecânico da versão GTS para o “irmão”, de acordo com a VW. Ou seja, o modelo vai receber o motor 1.4 TSI de 150 cv de potência e 25,5 mkgf de torque. O câmbio é automático de seis marchas.
Apesar de confirmar a motorização, a montadora alemã não deu muitos detalhes sobre o Nivus GTS. Mas pelas imagens é possível identificar algumas diferenças no design. Entre elas estão a grande entrada de ar frontal com padrão colmeia, o friso vermelho na base do para-choque, as saias laterais e os logotipos GTS em grade, laterais e traseira. Já as rodas são maiores e têm 18” (são 17” no Highline e 16” no Comfortline). O interior também deverá ter elementos semelhantes aos do Polo GTS.
Quando estrear, o GTS ocupará o topo da gama da linha Nivus. Rival de Fiat Pulse Abarth, que custa R$ 167.990, a versão esportiva do SUV cupê deverá ter preço um pouco acima desse valor. Assim, deve ficar na faixa entre R$ 170 mil e R$ 180 mil.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!