Há pessoas que se importam principalmente com a aparência enquanto outras dão mais valor ao conteúdo. No universo dos sedãs, a comparação entre os alemães Audi A4 e Volkswagen Passat também pode ser descrita assim.
A versão Attraction, de entrada do A4 no Brasil, parte de R$ 168.990. Com visual moderno, o Audi chama a atenção por onde passa. Já o Passat, disponível apenas na configuração Highline, tem tabela a partir de R$ 164.620.
A oitava geração do VW é de 2014 e tem estilo conservador, mas venceu a disputa por custar menos (na hora da compra e da manutenção), ser mais potente e entregar o mesmo nível de qualidade de acabamento do rival.
De série, os dois têm partida sem uso de chave, acionamento automático de faróis e limpadores de para-brisa, banco do motorista com ajustes elétricos (também para o do carona no VW), seis air bags e controles de tração e estabilidade, entre outros itens.
Só o Passat traz painel de instrumentos virtual, controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, faróis de LEDs, central multimídia com controles por gestos, ar-condicionado digital de três zonas e sensores de obstáculos na frente e atrás.
No A4 Attraction só há sensor de obstáculos na traseira, o ar-condicionado é analógico e o pareamento de smartphone tem de ser feito por meio de Bluetooth ou entrada auxiliar. Nessa versão não há porta USB.
Em ambos o motor é o 2.0 de quatro cilindros com turbo (as duas marcas pertencem ao mesmo grupo), mas no Audi gera 190 cv e 32,6 mkgf, ante 220 cv e 35,7 mkgf no VW. Na prática, o Passat é mais rápido que o A4.
O câmbio é automatizado de seis velocidades no VW e sete no Audi. Os dois têm aletas atrás do volante para trocas manuais e funcionamento parecido: as passagens são rápidas e sem trancos.
Ambos oferecem três modos de condução: econômico, normal e esportivo. O sistema ajusta as respostas de câmbio e direção (também dos amortecedores, no VW).
A direção com assistência elétrica é de série nos dois sedãs. Um tanto “anestesiada”, a do Passat lhe dá uma tocada mais conservadora. No Audi, as respostas são diretas graças ao acerto esportivo.
O mesmo ocorre com a suspensão, macia no Passat e firme no Audi. Com isso, o A4 tende a transmitir à cabine as imperfeições do piso.
A cabine do VW acomoda bem cinco adultos. O Audi só leva quatro, por causa do túnel central alto. O acabamento dos dois é ótimo, mas o do Passat é mais harmonioso.
Em usabilidade, ponto para o A4. O seletor no console facilita ativar várias funções.
Opinião
Para ter pacote de itens do Passat, A4 parte de R$ 190.990
Se não fosse pela cor azul do carro das fotos, o Passat circularia sem chamar atenção nas ruas. Talvez porque o logo da Volkswagen não esteja associado a modelos de luxo nem remeta ao ótimo nível de equipamentos que o sedã oferece – como opcional há apenas teto solar, a R$ 5.370.
Para quem não abre mão do bom acabamento e de tecnologias de ponta e quer passar despercebido, trata-se de uma ótima opção. O visual conservador e as linhas um tanto datadas (a oitava geração foi lançada no fim de 2014), colabora com essa percepção.
Os que preferem o Audi, mas quiserem o mesmo nível de acabamento do VW, terão de partir para a versão intermediária, Ambiente, como o carro deste comparativo, cuja tabela parte de R$ 190.990.
Ainda assim, itens como ACC, freio automático de emergência e central multimídia completa são opcionais que elevam o preço do A4 para R$ 218.190. Esses equipamentos vêm em pacotes que agregam outras comodidades, como o assistente de manutenção na faixa de rolamento.
Eu gostaria muito de ter na garagem de casa um carro com o status do Audi, mas pelo preço cobrado o pacote oferecido pelo VW cativaria mais.
AUDI A4
Visual
Linhas do Audi são bastante modernas e têm estilo esportivo; sedã não passa despercebido.
Equipamentos
Embora lista de itens de série do carro não seja ruim, está muito aquém
da oferecida pelo rival.
VW PASSAT
Custo-benefício
Preço menor, lista de itens de série maior e motor mais forte deixam o modelo da VW muito competitivo.
Visual
Sedã tem estilo conservador e um tanto datado. Por isso, não chama muito a atenção.