José Antonio Leme

08/04/2018 - 7 minutos de leitura. Atualizado: 09/04/2018 | 12:13

VW Passat Highline desafia Audi A4 Attraction em duelo de sedãs alemães

Ambos os modelos possuem motor 2.0 e tabela em torno dos R$ 165 mil

Audi A4 e VW Passat Highline se enfrentam/ Foto: WERTHER SANTANA Crédito:

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Há pessoas que se importam principalmente com a aparência enquanto outras dão mais valor ao conteúdo. No universo dos sedãs, a comparação entre os alemães Audi A4 e Volkswagen Passat também pode ser descrita assim.

A versão Attraction, de entrada do A4 no Brasil, parte de R$ 168.990. Com visual moderno, o Audi chama a atenção por onde passa. Já o Passat, disponível apenas na configuração Highline, tem tabela a partir de R$ 164.620.

A oitava geração do VW é de 2014 e tem estilo conservador, mas venceu a disputa por custar menos (na hora da compra e da manutenção), ser mais potente e entregar o mesmo nível de qualidade de acabamento do rival.

Continua depois do anúncio

De série, os dois têm partida sem uso de chave, acionamento automático de faróis e limpadores de para-brisa, banco do motorista com ajustes elétricos (também para o do carona no VW), seis air bags e controles de tração e estabilidade, entre outros itens.

Só o Passat traz painel de instrumentos virtual, controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, faróis de LEDs, central multimídia com controles por gestos, ar-condicionado digital de três zonas e sensores de obstáculos na frente e atrás.

No A4 Attraction só há sensor de obstáculos na traseira, o ar-condicionado é analógico e o pareamento de smartphone tem de ser feito por meio de Bluetooth ou entrada auxiliar. Nessa versão não há porta USB.


Em ambos o motor é o 2.0 de quatro cilindros com turbo (as duas marcas pertencem ao mesmo grupo), mas no Audi gera 190 cv e 32,6 mkgf, ante 220 cv e 35,7 mkgf no VW. Na prática, o Passat é mais rápido que o A4.

O câmbio é automatizado de seis velocidades no VW e sete no Audi. Os dois têm aletas atrás do volante para trocas manuais e funcionamento parecido: as passagens são rápidas e sem trancos.

Ambos oferecem três modos de condução: econômico, normal e esportivo. O sistema ajusta as respostas de câmbio e direção (também dos amortecedores, no VW).


A direção com assistência elétrica é de série nos dois sedãs. Um tanto “anestesiada”, a do Passat lhe dá uma tocada mais conservadora. No Audi, as respostas são diretas graças ao acerto esportivo.

O mesmo ocorre com a suspensão, macia no Passat e firme no Audi. Com isso, o A4 tende a transmitir à cabine as imperfeições do piso.

A cabine do VW acomoda bem cinco adultos. O Audi só leva quatro, por causa do túnel central alto. O acabamento dos dois é ótimo, mas o do Passat é mais harmonioso.


Em usabilidade, ponto para o A4. O seletor no console facilita ativar várias funções.

Veja mais: detalhes da galeria

Opinião

Para ter pacote de itens do Passat, A4 parte de R$ 190.990

Se não fosse pela cor azul do carro das fotos, o Passat circularia sem chamar atenção nas ruas. Talvez porque o logo da Volkswagen não esteja associado a modelos de luxo nem remeta ao ótimo nível de equipamentos que o sedã oferece – como opcional há apenas teto solar, a R$ 5.370.


Para quem não abre mão do bom acabamento e de tecnologias de ponta e quer passar despercebido, trata-se de uma ótima opção. O visual conservador e as linhas um tanto datadas (a oitava geração foi lançada no fim de 2014), colabora com essa percepção.

Os que preferem o Audi, mas quiserem o mesmo nível de acabamento do VW, terão de partir para a versão intermediária, Ambiente, como o carro deste comparativo, cuja tabela parte de R$ 190.990.

Ainda assim, itens como ACC, freio automático de emergência e central multimídia completa são opcionais que elevam o preço do A4 para R$ 218.190. Esses equipamentos vêm em pacotes que agregam outras comodidades, como o assistente de manutenção na faixa de rolamento.


Eu gostaria muito de ter na garagem de casa um carro com o status do Audi, mas pelo preço cobrado o pacote oferecido pelo VW cativaria mais.

AUDI A4

Visual
Linhas do Audi são bastante modernas e têm estilo esportivo; sedã não passa despercebido.

Equipamentos


Embora lista de itens de série do carro não seja ruim, está muito aquém
da oferecida pelo rival.

VW PASSAT

Custo-benefício

Preço menor, lista de itens de série maior e motor mais forte deixam o modelo da VW muito competitivo.


Visual

Sedã tem estilo conservador e um tanto datado. Por isso, não chama muito a atenção.


Notícias relacionadas

Mercado

Polo em 1º e dois elétricos no top ten; o ranking dos hatches

Notícias

BMW: carros a combustão perdem letra ‘i’ no nome, agora só elétricos

Notícias

Toyota Hilux SRX deixa de ser fabricada, deixando SRX Plus no lugar

Notícias

Chevrolet Equinox Plus estreia na China como 1º híbrido da marca

OFERTAS 0KM
Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Safety

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

A partir de R$ 169.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

VER TODAS AS OFERTAS