O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China divulgou imagens do Volkswagen Passat em versão sedã. Feito pela joint-venture SAIC-VW, o modelo tem sobrenome “Pro” e é feito exclusivamente para o país asiático. Tem cinco versões de acabamento, todas, com motor a combustão. A ideia é suceder o antigo Passat até o fim deste ano. Seja como for, não adianta se empolgar, pois o Brasil não está nos planos de rota.
Visualmente, o Passat Pro traz a mesma dianteira do Passat Variant. Tem faróis iluminados por LEDs interligados por friso horizontal que atravessa toda a grade dianteira. Nas laterais, tem vinco acima das maçanetas e, como destaque, as rodas que vão do aro 17″ ao 19″, dependendo da configuração. Na parte de trás, por fim, lanternas de LEDs afiladas e também interligadas por friso. Nesta peça, aliás, vem escrito o nome “Passat”. Logo abaixo, o abrigo da placa de identificação é vizinho da inscrição “PRO”, à direita. O novato tem base na plataforma MQB Evo.
Em medidas, tem 5 metros de comprimento, 1,85 m de largura e 1,48 m de altura. Na comparação com o antigo Passat, tem 8,9 centímetros a mais no comprimento e o entre eixos, de 2,87 m, é 3 cm maior.
Por dentro, ainda não se sabe os detalhes – inexistentes nas imagens de homologação. Contudo, há probabilidade de o sedã seguir o padrão do Passat Variant, com quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas e central multimídia flutuante, com tela de até 15,6″.
Só motor a combustão
Mas a cereja do bolo está debaixo do capô. O Passat Pro chinês deixou a eletrificação de lado e terá versões com motores 1.5 turbo de 160 cv e 2.0 turbo de 220 cv. Ambos, movidos a gasolina. O câmbio é sempre o dupla embreagem DSG, com seis ou sete marchas. A tração é dianteira.
A previsão de estreia, na China, fica para o fim do ano. Cabe destacar que, assim como o Brasil, a Europa também não deve redceber o Volkswagen Passat Pro. Isso porque o Velho Continente já tem como substituto o sedã elétrico ID.7. Por aqui, o motivo é o desinteresse do público por modelos deste porte, afinal, os SUVs vêm dominando o mercado e isso vem afundando as demais categorias.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!