
A Volkswagen europeia lançou a versão GTI do Polo. O hatch chega equipado com um novo motor 1.8 turbo de 192 cv e 32,7 mkgf, com injeção direta, em substituição ao antigo conjunto de 1,4 litro.
Segundo dados de medições da Volkswagen, o hatch é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e chegar a velocidade máxima 236 km/h. Os europeus podem optar pelo câmbio mecânico ou pelo sequencial (DSG) de dupla embreagem, ambos os conjuntos com seis velocidades.
Por fora, o GTI europeu se destaca pelo para-choque dianteiro redesenhado com grade do radiador do tipo “colmeia”. Já na parte traseira, o diferencial é a dupla saída de escapamento.
No País, o Volkswagen Polo deixará de ser produzido até o fim do ano. Por isso, a VW aplicou uma boa dose de reestilização no Fox que chegou à linha 2015, em agosto, como o primeiro carro brasileiro a ostentar o novo visual global da Volkswagen.
Inspirado no “irmão” Golf, o hatch renovado está disponível a partir da versão Trendline, com motor 1.0 de 76 cv e tabela de R$ 35.900. Mas, é na opção de topo, Highline, tabelada a R$ 48.490, que estão as maiores novidades. Além do motor 1.6 16V de até 120 cv, há câmbio manual de seis marchas, inédito no modelo.
Outros destaques são os controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e sensor de estacionamento na frente. O volante, multifuncional, veio do Golf. Entre os opcionais há sistema multimídia com navegador GPS herdado do Tiguan e faróis de neblina que se acendem sozinhos para iluminar a área interna das curvas à noite.