Com a chegada iminente do VW Nivus GTS, outro modelo com a mesma sigla esportiva deixou a linha. Trata-se do Polo GTS, cujo conjunto 250 TSI, o 1.4 Turbo de 150 cv, trocará de capô, e passa a pertencer ao Nivus definitivamente. Vale mencionar que essa era a única versão do Polo a usar um motor de quatro cilindros na linha, por exemplo.

Segundo um comunicado da própria Volkswagen, a marca declarou que “confirma o encerramento da produção do Polo GTS, decisão estratégica que visa otimizar sua gama de produtos. Em 2025, a marca segue comprometida com a oferta de opções esportivas no mercado brasileiro, com o lançamento já confirmado dos novos Nivus GTS, Jetta GLI e Golf GTI. Trata-se do resgate da esportividade, com a ampliação do portfólio com alternativas para diferentes clientes e faixas de preço.”
Sendo assim, mesmo com as vendas altas da linha Polo, a versão GTS ficava um tanto destacada, por conta do alto preço. Custando R$ 158.590, o valor era bem próximo do pedido por um Nivus Highline, de R$ 160.790, então, sua existência seria um embate. A chegada de uma nova versão topo de linha do Nivus mudou a história do hatch, entretanto.
O que sabemos sobre o VW Nivus GTS
Será a primeira vez que um SUV carregará a sigla GTS, que já fez parte de carros icônicos da marca, como Passat e Gol. Mais recentemente, a nomenclatura passou a integrar a linha Polo. O hatch, inclusive – com quem o Nivus já divide a plataforma – também vai emprestar o conjunto mecânico da versão GTS para o “irmão”, segundo a VW. Ou seja, o modelo vai receber o motor 1.4 TSI de 150 cv de potência e 25,5 mkgf de torque. O câmbio é automático de seis marchas.

Apesar de confirmar a motorização, a montadora alemã não deu muitos detalhes sobre o Nivus GTS. Mas pelas imagens é possível identificar algumas diferenças no design. Entre elas estão a grande entrada de ar frontal com padrão colmeia, o friso vermelho na base do para-choque, as saias laterais e os logotipos GTS em grade, laterais e traseira. Já as rodas são maiores e têm 18” (são 17” no Highline e 16” no Comfortline). O interior também deverá ter elementos semelhantes aos do Polo GTS.
Quando estrear, o GTS ocupará o topo da gama da linha Nivus. Rival de Fiat Pulse Abarth, que custa R$ 167.990, a versão esportiva do SUV cupê deverá ter preço um pouco acima desse valor. Assim, deve ficar na faixa entre R$ 170 mil e R$ 180 mil.
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