A Volkswagen lançou recentemente o novo Taos no México e nos Estados Unidos. A estreia foi em novembro de 2024 e, na ocasião, o Jornal do Carro antecipou que o SUV médio passará a vir do país da América Central, com o qual o Brasil mantém acordo comercial. Pois o Autos Segredos publicou flagras do novo Taos em solo brasileiro. O modelo aparece completamente camuflado, mas é possível ver o desenho igual ao do mexicano.
No Brasil, o SUV deve ganhar a reestilização até o meio do ano. De início, a mudança será no visual e o modelo vai manter o motor 1.4 TSI turboflex de 150 cv de potência e 25,5 mkgf de torque máximo. A novidade será o câmbio automático de oito marchas, que substituirá a atual transmissão de seis velocidades. A mudança, aliás, também chegará às versões 1.4 turbo dos carros nacionais da marca – Polo, Virtus, Nivus e T-Cross.
O que muda no VW Taos 2026?
Com mudanças discretas, o novo VW Taos deverá chegar às lojas brasileiras como linha 2026. O SUV recebeu leve redesenho concentrado na dianteira, com novos faróis mais estreitos que se conectam à grade. O conjunto óptico tem iluminação Full LEDs e filete que vai de ponta a ponta e traz o estilo mais recente da Volkswagen, visto no novo Nivus. Atrás, as lanternas formam peça única com luzes de LEDs e logotipo iluminado (como no Golf GTI).
Por dentro, a principal novidade é o painel redesenhado. A exemplo do novo T-Cross, a tela multimídia do VW Taos 2026 tem formato semiflutuante. No Brasil, o SUV terá o display de 10,1 polegadas do sistema VW Play, com conexão sem fio com celulares Apple e Android, e loja de aplicativos com apps populares, como Spotify e Waze, por exemplo. Outra novidade será o chip de internet de fábrica, que dispensará o uso do celular para conexão 5G.
VW Taos híbrido flex? Talvez em 2026
Assim como no México, o novo VW Taos deverá manter o atual motor 1.4 TSI no Brasil mesmo após a reestilização. Nos Estados Unidos, o SUV médio ganhou o novo 1.5 turbo a gasolina de 176 cv de potência e os mesmos 25,5 mkgf de torque do 1.4 turbo. E tem opções com tração dianteira e integral. Entretanto, mesmo na terra do Tio Sam, o modelo ainda não oferece versão híbrida. Ou seja, trata-se de uma tecnologia inexistente.
Mas é certo que a Volkswagen trabalha no seu sistema híbrido completo (HEV) em versão flex. Assim como em um sistema híbrido do tipo plug-in (PHEV), para concorrer futuramente com concorrentes chineses, como BYD Song Plus e GWM Haval H6. Entretanto, no Brasil, a marca deve lançar primeiro o sistema híbrido leve flex para modelos compactos feitos no País. A tecnologia pode estrear entre abril e maio no lançamento do inédito VW Tera.
Por isso, o esperado Taos híbrido deve ficar para depois. Quem sabe, 2026. Mas isso não significa que o modelo não terá evoluções tecnológicas importantes. Por exemplo, o novo Taos terá aprimoramentos no isolamento acústico, ar-condicionado com botões sensíveis ao toque e a opção de revestimento de couro azul escuro na versão topo de linha. Além disso, adicionará sistemas ADAS, como controle de cruzeiro adaptativo, monitoramento de ponto cego, assistente de manutenção em faixa, entre outros recursos.
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