VW Tarok 2026 projeção
Kleber SIlva/K Design AG

VW Tarok, nova picape da marca, surge em testes disfarçada de Tiguan

Com produção na fábrica de São José dos Pinhais (PR), Tarok estreia em 2026 para brigar no segmento de Toro, Montana e Oroch

Por Redação 08 de jan, 2025 · 5m de leitura.

Depois de aparecer pela primeira vez sob a carroceria do Virtus, a futura Volkswagen Tarok surge em testes disfarçada de Tiguan Allspace. O veículo foi flagrado em vídeo rodando em uma estrada e publicado no perfil do Instagram @placaverde. Confira abaixo:

De acordo com reportagem da revista Autoesporte, a mula – como são chamados os protótipos com carroceria de outros modelos – revela que a suspensão traseira terá eixo rígido com molas semielípticas. É a mesma receita da Fiat Strada, por exemplo. A ideia é aproveitar a fama de robustez da picape compacta, que é líder de mercado.

Conforme a apuração do jornalista Leonardo Felix, é possível notar pelas imagens a ausência de molas helicoidais e o eixo traseiro arqueado. Assim, o falso Tiguan aparece “pulando” na pista, o que seria mais uma indicação dessa característica mecânica. O SUV de sete lugares foi usado por ter dimensões como comprimento e distância entre-eixos próximos aos do futuro modelo.


VW tarok
Volkswagen/Divulgação

O que sabemos sobre a Tarok

Apesar de o nome ainda não estar definido, muito se fala sobre a Tarok há anos, desde que a VW revelou um conceito da picape no Salão do Automóvel em 2018. Mas o certo é que o modelo chega às lojas em 2026 e terá produção em São José dos Pinhais (PR). A fábrica receberá R$ 3 bilhões em investimento até 2028 para adaptar a linha de montagem.

Posicionada entre a Saveiro e a Amarok, a novata terá um porte intermediário, ou seja, vai brigar no segmento de Fiat Toro, Chevrolet Montana e Renault Oroch, por exemplo. Sua plataforma será a MQB A0, a mesma de T-Cross e Virtus, que também sairão da unidade paranaense –  além de servir de base para Polo e Nivus.


VW Tarok Concept
Volkswagen/Divulgação

A Tarok não vai apenas dividir a arquitetura com o T-Cross, mas terá muito do visual do SUV, tanto no visual quanto internamente. Em termos de dimensões, deverá ter medidas próximas às da Montana, já que sua base será a de um utilitário compacto, e não de um médio como no conceito apresentado em 2018 (e que usava a mesma plataforma do Taos).

Em relação a motorização, tudo indicava que a picape poderia estrear o motor 1.5 EVO2 que vai substituir o atual 1.4 TSI. Mas, segundo a reportagem, o lançamento deverá ser mesmo com o conhecido 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 mkgf. O câmbio será automático de seis marchas, mas versões manuais voltadas ao trabalho não estão descartadas. A caminhonete pode receber também opções com motorização 1.0 turbo de 128 cv para brigar com as configurações de entrada do segmento das intermediárias.


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