O VW Tera, o mais recente e aguardado lançamento da marca alemã em 2025, já tem data para chegar ao mercado. Seu lançamento ocorrerá no dia 2 de março, data que coincide com o carnaval, por exemplo. Por enquanto, a Volkswagen revelou poucos detalhes do seu futuro SUV de entrada. O primeiro anúncio aconteceu no ano passado, no festival de música Rock in Rio, no Rio de Janeiro.
O modelo vem disputar o recente nicho de SUVs pequenos, com preços mais próximos dos hatches compactos. O Tera será posicionado entre os modelos Polo e Nivus, ou seja, vem brigar com Fiat Pulse, Renault Kardian e o futuro crossover do Onix, que também estreia em 2025. Para isso, o VW Tera herdará plataforma e conteúdos do Polo.
Visto em testes pelo País ao longo dos últimos meses, o VW Tera usará a plataforma modular MQB-A0. Assim, deverá ter a mesma distância entre-eixos de 2,56 metros de Polo e Nivus, por exemplo. Entretanto, o SUV promete ter acabamento mais simples que o SUV maior com estilo cupê. Afinal, ficará posicionado mais abaixo na tabela de preços. Já o visual terá inspiração no Tiguan europeu, com uma grande grade frontal e faróis afilados com contornos de LEDs.
Aliás, recentemente a Skoda, marca tcheca do grupo VW, lançou o Kylac, “irmão europeu” do Tera. O mini SUV usa a mesma arquitetura e tem 3,99 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,61 m de altura e 2,56 m de entre-eixos, além de 189 mm de altura livre do solo. Lá, o modelo usa motor 1.0 TSI a gasolina de 115 cv de potência e 18 mkgf de torque. Há opção de câmbios manual ou automático de seis marchas, com tração sempre dianteira.
VW Tera terá mesmo motor do Polo
Para ter preço “brigador”, o SUV de entrada vai herdar a mecânica da linha Polo. Ou seja, deverá ter o motor 1.0 turbo 170 TSI de 116 cv e 17,3 mkgf. Além disso, pode ter uma configuração mais cara com o motor 1.0 turbo 200 TSI de 128 cv e 20,4 mkgf. Outra possibilidade é oferecer a versão Sense com foco em vendas diretas, por exemplo. Esta poderá ter motor 1.0 flex de 82 cv e 10,4 mkgf de torque, e câmbio manual de cinco marchas.
Além das versões turbo, o VW Tera receberá o sistema híbrido leve da marca alemã. A tecnologia também está em fase final de desenvolvimento e estreia esse ano. Com ela, o novo SUV poderá concorrer principalmente com o recém-lançado Pulse T200 Hybrid, da Fiat.
O Jornal do Carro também está no Instagram!