A Volkswagen está com a agenda de 2025 cheia de lançamentos no Brasil. Tal como o Jornal do Carro antecipou, a marca alemã fará uma ofensiva com três modelos esportivos: logo no início do ano que vem, vai lançar o Nivus GTS e, pouco depois, vai trazer os novos Jetta GLI (reestilizado no México) e Golf GTI (geração 8,5). Contudo, a principal novidade da marca será um modelo inédito, que está em fase final de desenvolvimento: o VW Tera.
Por enquanto, a Volkswagen revelou poucos detalhes do seu futuro SUV de entrada. O primeiro anúncio veio em setembro, no festival de música Rock in Rio, no Rio de Janeiro. Um mês depois, a montadora revelou as primeiras imagens, mas sem mostrar o carro – apenas detalhes da frente e da traseira. Pois o VW Tera está cada vez mais próximo de estrear: o modelo chegará às lojas do País no primeiro semestre de 2025. Trata-se de um carro inédito, desenvolvido pela Volkswagen do Brasil.
Quando o VW Tera chega às lojas?

Próximo de ganhar produção na fábrica de Taubaté (SP), o novo SUV de entrada chega no primeiro semestre do ano que vem. A apresentação está prevista para acontecer em março, com início das vendas em abril. O modelo vem disputar o recente nicho de SUVs pequenos, com preços mais próximos dos hatches compactos. Ou seja, vem brigar com Fiat Pulse, Renault Kardian e o futuro crossover do Onix, que também estreia em 2025. Para isso, o VW Tera herdará plataforma e conteúdos do Polo.
Visto em testes pelo País ao longo dos últimos meses, o VW Tera usará a plataforma modular MQB-A0. Assim, deverá ter a mesma distância entre-eixos de 2,56 metros de Polo e Nivus, por exemplo. Entretanto, o SUV promete ter acabamento mais simples que o SUV maior com estilo cupê. Afinal, ficará posicionado mais abaixo na tabela de preços. Já o visual terá inspiração no Tiguan europeu, com uma grande grade frontal e faróis afilados com contornos de LEDs.

Aliás, recentemente a Skoda, marca tcheca do grupo VW, lançou o Kylac, “irmão europeu” do Tera. O mini SUV usa a mesma arquitetura e tem 3,99 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,61 m de altura e 2,56 m de entre-eixos, além de 189 mm de altura livre do solo. Lá, o modelo usa motor 1.0 TSI a gasolina de 115 cv de potência e 18 mkgf de torque. Há opção de câmbios manual ou automático de seis marchas, com tração sempre dianteira.
VW Tera terá mesmo motor do Polo
Para ter preço “brigador”, o SUV de entrada vai herdar a mecânica da linha Polo. Ou seja, deverá ter o motor 1.0 turbo 170 TSI de 116 cv e 17,3 mkgf. Além disso, pode ter uma configuração mais cara com o motor 1.0 turbo 200 TSI de 128 cv e 20,4 mkgf. Outra possibilidade é oferecer a versão Sense com foco em vendas diretas, por exemplo. Esta poderá ter motor 1.0 flex de 82 cv e 10,4 mkgf de torque, e câmbio manual de cinco marchas.
Além das versões turbo, o VW Tera receberá o sistema híbrido leve da marca alemã. A tecnologia também está em fase final de desenvolvimento e estreia no ano que vem. Com ela, o novo SUV poderá concorrer principalmente com o recém-lançado Pulse T200 Hybrid, da Fiat.
Painel será simples e conectado

Em relação à cabine, o Tera promete descartar sofisticações e herdar peças já vistas em modelos da VW, como o popular Up!. É o caso, por exemplo, do botão giratório de acionamento dos faróis e luzes auxiliares, localizado à esquerda do volante, no canto painel. O SUV pequeno também deverá ter freio de mão por alavanca em vez de acionamento mais moderno, por botão.
Em contrapartida, o novo modelo deverá oferecer multimídia com tela de 10,1 polegadas, conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay e chip de internet com serviços conectados gratuitos por um ano. Bem como quadro de instrumentos digital de 8 polegadas e carregador de celular por indução.
Por fim, o VW Tera contará com bom pacote de segurança. Entre os equipamentos, ABS, airbags frontais e laterais dianteiros, proteção contra capotamento e controle eletrônico de estabilidade (ESC). Também são esperados faróis e lanternas automáticos, assistente de partida em rampa e monitoramento de pressão dos pneus. O SUV deverá ter preço a partir de R$ 110 mil – o Nivus 2025 parte um pouco mais de cima.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!