O novo SUV da Volkswagen chega em 2025, e já teve seu nome anunciado: Tera. Mas, enquanto a novidade da VW não aparece nas ruas, a subsidiária tcheca Skoda revelou os detalhes do Kylaq, SUV compacto que compartilha plataforma com o futuro modelo nacional. Isso se traduz em um comprimento abaixo dos 4 metros, por exemplo.
Partilhando a mesma plataforma MQB-A00, o SUV da marca tcheca tem 3,99 metros de comprimento, 1,78 m de largura e 1,61 m de altura, com distância entre eixos de 2,56 m e uma altura livre do solo de 189 mm, por exemplo. Além disso, usa o motor 1.0 TSI, que rende 115 cv de potência, com 18 mkgf de torque. Existe ainda a opção de transmissão manual de seis marchas ou automática.
SUV de subsidiária da VW mira mercado indiano
O modelo tem velocidade máxima de 188 km/h, e, com câmbio manual, vai de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos. Por dentro, o SUV da Skoda oferece uma central multimídia de 10,1 polegadas, com interface intuitiva e suporte sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de carregamento sem fio, por exemplo. Há ainda um painel digital, de 8 polegadas.
De série, o modelo tem mais de 25 recursos ativos e passivos de segurança. Entre eles freios ABS, airbags, proteção contra capotamento e controle eletrônico de estabilidade (ESC). Nas opções mais caras (e completas) há faróis automáticos, monitoramento de pressão dos pneus, assistente de partida em rampa, luzes de curva e mais.
Desenvolvido para o mercado indiano, o Kylaq tem sua produção na fábrica de Chakan, e tem foco na sustentabilidade. Além disso, tem itens voltados para o mercado local, como bancos dianteiros ventilados, teto solar elétrico e mais. Por fim, na Índia, custa a partir de 789 mil Rúpias, cerca de R$ 54 mil reais.
O Jornal do Carro também está no Instagram!