Um dos segmentos de mercado mais concorridos do Brasil ficou ainda mais disputado. Trata-se do nicho de SUVs compactos, que ganhou o reforço do novo SUV VW Tera, que o Jornal do Carro foi conhecer recentemente. Feito para combater modelos como o Fiat Pulse, decidimos analisar ambas as versões de entrada dos modelos, em nosso comparativo técnico.
Vale lembrar que devido ao fato do Tera ainda não ter sido apresentado ao público oficialmente, algumas informações serão baseadas em estimativas.
Desempenho e consumo: o que importa em um SUV de entrada

Em matéria de motor, ambos os SUVs tem mais de uma alternativa, com destaque aos motores 1.0 T200 da Stellantis e o 1.0 170 TSI, da VW. Entretanto, por se tratar de uma versão de entrada, uma das futuras revelações do Tera será a opção 1.0 MPI, com conjunto emprestado do Polo e com até 84 cv de força, somada ao câmbio manual de cinco marchas. Seu rival equivalente é o Pulse 1.3, também com câmbio manual de cinco marchas, e até 98 cv.

Em matéria de consumo, os números do Tera devem se basear nos valores já obtidos no Polo, sendo eles: 13,7 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada, com gasolina, e 9,4 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada, com etanol. Já o Pulse, na versão Drive 1.3 manual, faz números ligeiramente piores, com 10,3 km/l e 12,5 km/l, na cidade e estrada, respectivamente, com gasolina. Com etanol, faz 9 km/l e 10,4 km/l, respectivamente.
Dimensões e porta-malas

Tera e Pulse são SUVs compactos com dimensões e capacidades de porta-malas que atendem às necessidades urbanas. O Tera possui um comprimento de aproximadamente 4,10 m, largura de 1,78 m, altura de 1,58 m e entre-eixos de 2,57 m. Seu porta-malas tem capacidade estimada em torno de 300 litros, semelhante ao do Volkswagen Polo. Já o Pulse Drive mede 4,10 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,58 m de altura e entre-eixos de 2,53 m.
O porta-malas do Pulse Drive oferece 370 litros de capacidade, embora haja discussões sobre o método de medição utilizado pela Fiat, que pode resultar em uma percepção de espaço maior do que o real. Essas especificações indicam que o Pulse oferece um espaço de carga ligeiramente maior, enquanto o Tera apresenta dimensões externas um pouco mais amplas.
Itens de série

Quando o assunto são itens de série, ainda não há a confirmação de muitos itens, uma vez que o concorrente da Volks ainda não chegou oficialmente ao mercado. Porém, novamente, o SUV deve tomar do Polo Track itens essenciais como ar condicionado, direção elétrica, central multimídia, vidros elétricos dianteiros, controle de estabilidade, quatro airbags, entre outros.

O Fiat Pulse Drive oferece ar-condicionado digital, vidros e retrovisores elétricos, central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Na segurança, conta com quatro airbags, controle de estabilidade, assistente de rampa e sensores de estacionamento.
Valores: qual SUV é mais barato?
Por fim, falando em preços, o Tera básico ainda é uma incógnita, uma vez que seus preços ainda não foram revelados e suas entregas devem ficar para junho. Contudo, especula-se que o modelo de entrada custe abaixo dos R$ 100 mil, por exemplo. Já o Fiat Pulse, em sua versão Drive 1.3 manual, custa R$ 107.990.
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