O Volkswagen Up! é um dos carros mais divertidos de dirigir atualmente, a versão turbo (TSI), eleva esse comportamento e a diversão. Na Europa, eles ainda tem a versão topo GTI, de 115 cv e 20,3 mkgf, que é garantia de sorrisos. Mas alguém achou que não estava bom.
A preparadora alemã B&B Automobiltechnik apresentou a sua opção para quem acredita que o Up! GTI é pouca coisa. A empresa elevou a potência do motor 1.0 turbo aos 145 cv e 26,5 mkgf com um kit de dois estágios.
VÍDEO: KA AUTOMÁTICO – TUDO SOBRE A NOVA VERSÃO
No estágio 2, que resulta nos números acima, há melhoria nos coletores de admissão, maior pressão de turbo e novo mapa de motor. Quem não estiver tão entusiasmado pode optar pelo estágio 1. Nesse apenas a pressão do turbo é elevada em 0,2 bar, o que resulta só em 21 cv extras (136 cv).
Se o Up! GTI original acelera de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos, com o kit estágio 2, a versão preparada é capaz de reduzir os números para 7,9 s. A velocidade máxima foi de 196 km/h para 210 km/h.
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Outras modificações
Além do motor, a B&B Automobiltechnik também modificou a suspensão, deixando-a mais esportiva, para ficar equivalente ao motor. Isso significa uma redução de 30 mm na altura com o uso de amortecedores coilover (com molas integradas).
Na Europa, o estágio 1 está à venda por 998 euros (cerca de R$ 4.400) e o estágio 2 custa 1.498 euros (em torno de R$ 6.600).
Veja mais:
Usados valorizados pelo mercado
TOYOTA COROLLA
Queridinho entre os novos, o sedã médio mais vendido do País também faz sucesso entre os usados. Os Corolla usados demoram a desvalorizar e uma unidade 2015 da versão intermediária XEI ainda custa mais de R$ 70 mil.
HYUNDAI HB20
O HB20 cativou o público com seu visual e o modelo também vai bem no mercado de usados. Um HB20 1.6 automático 2016 ainda beira os R$ 60 mil.
HYUNDAI TUCSON
Antes do "boom" dos SUVs compactos, o Tucson era a unanimidade quando o assunto era utilitário para uso urbano. Isso se reflete até hoje, quando um modelo 2016 custa ainda seus R$ 60 mil, pouco menos do que custou quando novo.
CHEVROLET ONIX
Líder absoluto de vendas, o Onix também faz bonito no mercado de usados. Apesar da ampla oferta, a desvalorização é mais lenta e um LT 1.0 2017, já reestilizado, ainda beira os R$ 40 mil.
RENAULT SANDERO AUTOMÁTICO
Pouca gente deve lembrar dele, mas o Sandero teve uma versão com câmbio automático convencional no fim da primeira geração. Esse modelo específico ainda custa bem mais que similares com câmbio manual e um modelo 2014 ainda custa mais de R$ 30 mil.
TOYOTA SW4
Entre os utilitários mais caros, a SW4 pode ser considerada um fenômeno. Além de vender muito bem entre os zero quilômetro (considerando o preço de entrada acima dos R$ 18.990), também mantém valores elevados quando usada. Unidades da versão de topo SRX de 2015 ainda custam cerca de R$ 210 mil.