O Grupo Volkswagen anunciou na última quinta-feira (26), uma reestruturação completa da empresa no continente europeu. O motivo seria a recente possibilidade de fechar três fábricas da marca no continente, e uma longa negociação com os sindicatos locais, que acertaram em encerrar 35 mil postos de trabalho até 2030. Além disso, alguns modelos da marca serão produzidos em outros lugares.
Nessa mudança, entretanto, um dos modelos a deixar a produção na Alemanha em favor de outro lugar é o hatch médio Golf. Agora, deixará a produção na Europa retornando para a fábrica de Puebla, no México, onde já fora produzido anteriormente. Considerada controversa, sua produção na Alemanha acontece desde a epidemia de Covid-19, sob a justificativa de proteger postos de trabalho na Europa.
Além disso, sua produção unicamente europeia retirou o modelo de circulação na América Latina, em diversos mercados. Portanto, a partir de 2027, o Golf voltará ao México, onde será produzido em outras configurações, incluindo as versões hatch e Variant (perua), GTI e R. A montagem do carro será definitiva, uma vez que o braço alemão apostará em outros produtos.
Planta da VW em Wolfsburg focará em outros modelos
A atual planta de Wolfsburg, na Alemanha, focará em modelos como VW ID.3 e CUPRA Born, além de um Golf 100% elétrico e demais modelos a bateria. No Brasil, o Golf GTI retornará ao mercado em 2025. A confirmação veio diretamente do CEO da marca no Brasil, Ciro Possobom, em um post na rede social Linkedin. Recentemente, o modelo fez uma aparição-relâmpago no Rock in Rio, em razão das comemorações dos seus 50 anos de produção.
Fora do mercado nacional desde 2019, a notícia pode ser vista com entusiasmo pelos fãs do esportivo. Nesta geração 8,5, o Golf GTI traz várias novidades da linha europeia da Volkswagen. Por exemplo, o hatch tem o logotipo retroiluminado na grade frontal. O escudo acompanha a iluminação de LEDs que conecta os faróis e dá um estilo bem moderno ao modelo.
O visual, aliás, é bastante esportivo, sobretudo na dianteira, com uma enorme tomada de ar com grade colmeia no para-choque. Conforme a Volkswagen, o exemplar trazido ao Brasil veio anteriormente com vários opcionais. Um deles são as rodas de liga leve pretas de 19 polegadas, emprestadas do Golf R. A pintura cinza clara, cor de argila, também se destaca, com o teto pintado de preto brilhante. Com mais alguns equipamentos, o Golf GTI que veio ao Rock in Rio custa aproximadamente 53 mil euros, algo como R$ 330 mil.
O Jornal do Carro também está no Instagram!