Uma parceria entre autoridades de Portugal e uma empresa de tecnologia de trânsito levou um importante sistema de alerta para motoristas. Trata-se da aproximação de linces-ibéricos em estradas nas regiões do Algarve e Alentejo. O objetivo é reduzir a mortalidade desses felinos ameaçados, vítimas frequentes de atropelamentos em vias. A iniciativa faz parte do projeto LIFE Lynxconnect e envolve o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), além de a Infraestruturas de Portugal e a plataforma de navegação Waze.
Em entrevista, João Alves, representante do ICNF, destacou que o sistema já está em operação em trechos das Estradas Nacionais 122 e 123 e do Itinerário Complementar 27 no país português. Funciona através de alertas quase em tempo real. Assim, quando um lince se aproxima a menos de 200 metros da faixa de rodagem, o sistema envia uma notificação ao condutor sobre a presença de um animal próximo. “Embora não especifique que é um lince, o aviso ajuda a evitar acidentes fatais para esses animais”, explicou Alves.
A tecnologia do sistema de aviso sobre linces
A tecnologia por trás desse sistema usa a rede LoRa, que possibilita a comunicação de longa distância com baixo consumo de energia. Os alertas ocorrem a partir de sensores instalados em coleiras de monitoramento que alguns linces carregam. Atualmente, de uma população estimada em cerca de 300 linces no Vale do Guadiana, apenas 12 têm as coleiras. A meta é equipar outros 30 linces com o dispositivo ao longo do próximo ano.
Para que o sistema funcione de maneira adequada, as estradas precisam ter antenas específicas para receber os sinais LoRa. A IP, em colaboração com a Fundação Altice, instala essas “gateways” em torres de comunicação na região. Três antenas já estão em Mértola e Alcoutim, e o plano é expandir a cobertura para cobrir todo o território do Vale do Guadiana.
Além disso, a IP implementou medidas adicionais para proteção dos linces, como a instalação de sinalizações e melhorias nas passagens subterrâneas. Dessa forma, os animais têm incentivo de usarem essas rotas em vez de cruzarem a estrada. Essas iniciativas são fundamentais para garantir a segurança dos linces, cuja população na Península Ibérica vem se recuperando e ultrapassou os 2 mil indivíduos em 2023.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!