O Jeep Wrangler 2019 já pode ser encomendado no Brasil. As primeiras unidades da nova geração do modelo começam a ser entregues no mês que vem. Inicialmente, virá apenas na versão Sahara, com preços entre R$ 240 mil (duas-portas) e R$ 260 mil (quatro-portas).
O Wrangler 2019 Sahara vendido no Brasil tem motor 2.0 com injeção direta de gasolina e turbo. O quatro-cilindros, que estreou no Cherokee (que não é mais vendido no Brasil), tem 273 cv de potência e 40,8 mkgf, disponíveis a partir das 3 mil rpm.
Esse propulsor é opcional nos EUA. O Wrangler vendido por lá vem de série com o 3.6 V6 de 285 cv. Entre as novidades também há um 2.2 turbodiesel. Por ora, não se sabe se esse motor virá ao mercado brasileiro.
O câmbio oferecido aqui, automático de oito marchas, também é extra no mercado norte-americano. Por lá a transmissão que vem de fábrica no Jeep é manual de seis velocidades.
Veja também: Os SUVs mais vendidos em fevereiro
1º - Jeep Renegade
O Renegade repetiu o bom resultado de janeiro e fechou fevereiro novamente na primeira posição entre os SUVs. Foram 4.706 unidades. Foto: Felipe Rau/Estadão
2º - Jeep Compass
O Compass também garantiu a segunda posição em fevereiro, outra vez (como em janeiro) atrás do irmão menor, Renegade. Foram 4.371 unidades. Foto: Rafael Arbex/Estadão
3º - Honda HR-V
O HR-V teve em fevereiro 4.256 unidades emplacadas, alta de 16% em relação aos 3.667 veículos vendidos em janeiro. Foto: Gabriela Bilo/Estadão
4º - Nissan Kicks
O Kicks foi outro modelo com boas vendas em fevereiro. Foram 4.137 unidades, ante os 3.484 veículos emplacados no mês anterior, o que representa alta de 18,7%. Foto: Sergio Castro/Estadão
5º - Hyundai Creta
O Creta também teve boa evolução de vendas em fevereiro. No mês passado, foram negociadas 3.984 unidades, 23% a mais que os 3.236 veículos emplacados no primeiro mês do ano. Foto: Felipe Rau/Estadão
6º - Ford EcoSport
O EcoSport teve 2.246 unidades emplacadas em fevereiro, queda de 19,7% ante o volume de janeiro (2.798 unidades). Foto: Felipe Rau/Estadão
7º - Renault Captur
O Captur vendeu muito bem em janeiro (2.556 unidades), mas não repetiu o mesmo desempenho em fevereiro, quando foram emplacadas 1.746 unidades. A queda foi de 31,7%. Foto: Gabriela Bilo/Estadão
8º - Renault Duster
O Duster também caiu em relação a janeiro: contra as 1.910 unidades emplacadas no primeiro mês do ano, o veterano SUV teve 1.686 veículos vendidos em fevereiro, queda de 11,7%. Foto: Rafael Arbex/Estadão
9º - Chevrolet Tracker
O Tracker teve exatas 1.200 unidades emplacadas em fevereiro, queda de 20,7% em relação aos 1.514 modelos vendidos em janeiro. Foto: Sergio Castro/Estadão
10º - Citroën C4 Cactus
O C4 Cactus fecha a lista dos dez SUVs mais vendidos em fevereiro, e com um bom resultado. O novato da categoria teve 1.461 unidades emplacadas, 43,8% a mais que as 1.016 unidades de janeiro. Foto: Felipe Rau/Estadão
Wrangler 2019 tem nova plataforma
Embora tenha mantido o visual quadradão, o Wrangler 2019 é um carro bem diferente do anterior. O modelo da Jeep ganhou nova plataforma, recebeu mais recursos tecnológicos e teve a ganhou melhorias nos ângulos de ataque e transposição.
VÍDEO: Teste do Wrangler 2019 na trilha mais difícil do mundo
Com isso, a capacidade off-road foi aprimorada. Outra novidade é o grande número de peças feitas de alumínio, que ajudaram a reduzir o peso do Wrangler 2019. É o caso das portas e do capô, por exemplo. Como resultado, a linha 2019 do Jeep ficou 90 kg mais leve que a anterior.
Bom de trilha
O novo Wrangler traz vários recursos mecânicos e eletrônicos para encarar trilhas. O Jeep tem chassi de alta resistência, que permite encarar com valentia os impactos com pedras e galhos.
Trata-se de um “off-road raiz”: a tração 4×4 é acionada por meio de alavanca. O diferencial é autobloqueante, como convém a um bom jipe, e, conforme o caso, é possível enviar 25% do torque para cada roda. Para direcionar a força total para o eixo traseiro, basta mover um botão na parte inferior do painel central para cima e para baixo.
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O motorista também pode desconectar o controle eletrônico da barra estabilizadora. Com isso, o Wrangler 2019 ganha flexibilidade para encarar trechos difíceis. Em condição normal, o sistema permanece ativado, de modo a reduzir a rolagem da carroceria.
Rubicon virá depois
Durante o lançamento do Wrangler 2019, em agosto do ano passado, a única versão confirmada para o Brasil foi a Rubicon. Essa opção virá, mas ainda não há informações sobre a data de estreia.
Para o mercado são cinco as opções disponíveis. A de entrada é a Sport. Acima desta vem a Sport S, depois a Sahara, a Rubicon e a Moab, que ocupa o topo da gama.