
A BMW esteve presente no Concurso de Elegânica Amelia Island – um dos mais importantes encontros de carros antigos do mundo -, na Flórida, com uma vasta coleção histórica de automóveis e motocicletas.
O evento, que termina hoje (13), reuniu cerca de 30 mil colecionadores e fãs de antigos do mundo inteiro. A montadora alemã, que está celebrando 100 anos, aproveitou o encontro para expor vários modelos icônicos, como o pequeno BMW Isetta e um raríssimo X5 com motor V12.
Batizado de X5 Le Mans, o modelo – muito mais esportivo do que utilitário – foi concebido para comemorar a vitória da marca na edição 1999 da 24 Horas de Le Mans.
O único exemplar tem poucas mudanças externas, a exemplo do capô mais proeminente, retrovisores menores e mais aerodinâmicos e para-choque traseiro redesenhado, com saídas de escape centrais.O crossover também recebeu rodas exclusivas e suspensão esportiva, que deixou o carro mais baixo.
Por dentro, destacam-se os assentos e o volante esportivos, além de instrumentos auxiliares no painel.A alteração mais importante é o motor V12 de 700 cavalos, derivado do que equipou o carro vencedor da prova de resistência francesa.
A transmissão – também fora do comum para um carro desses – é manual de seis marchas. Com esse conjunto, a montadora informa que o X5 Le Mans faz 0 a 60 milhas por hora (0 a 96 km/h) em 4,7 segundos. A máxima é limitada a 310 km/h.
Em junho de 2001, ao volante desse carro, o piloto alemão Hans-Joachim Stuck obteve o tempo de 7m49s92 em Nürburgring, número melhor que o de modelos como Lamborghini Gallardo e Ferrari F430.