
Pouco tempo depois da Land Rover bater o recorde com o utilitário esportivo mais rápido de Nürburgring com o Range Rover Sport SVR, a BMW quebrou o recorde com a nova geração do X6 M, com o tempo de 8 minutos e 4 segundos, bons 10 segundos a menos que o jipão inglês.
A BMW melhorou bastante o comportamento do modelo na mudança de geração, com evoluções no chassi, freios, suspensão e motor. O propulsor continua o V8 de 4,4 litros biturbo, mas com potência elevada para 575 cv. O torque chega a 76,4 mkgf. Com câmbio automático de oito marchas, o conjunto leva o jipão de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e à velocidade máxima de 250 km/h.
A marca de pouco mais de 8 minutos para dar uma volta em Nürburgring mostra que os utilitários estão de fato melhorando seu comportamento dinâmico, ainda que seus projetos iniciais não contemplem ser super máquinas para o asfalto. No entanto, as melhorias representam mais segurança “espalhada” para as versões comuns, que trazem soluções semelhantes às usadas nas variantes com maior performance.