XC60 T5 é eficiente e correto

Avaliamos a versão de entrada do Volvo, que tem motor de 240 cv e preço sugerido de R$ 159.950

Por 05 de fev, 2014 · 5m de leitura.
Grade, capô e para-choque foram redesenhados

A linha 2014 do Volvo XC60 traz, como principais novidades, atualizações no visual e mais itens de série. O utilitário-esportivo belga está à venda no País nas versões T5, com motor 2.0 turbo de 240 cv, e T6, com seu seis-cilindros em linha de 304 cv. Avaliamos a opção de entrada, que tem tração 4×2, câmbio automatizado de seis machas e tabela de R$ 159.950.

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A marca sueca atualizou grade, capô, que está mais inclinado, e os para-choques – o dianteiro incorporou LEDs de uso diurno. Na cabine, os destaques são o painel digital, que pode ser personalizado, como no hatch V40, os novos bancos, com ajustes elétricos também para o passageiro da frente, e o assento elevado atrás para crianças de até 12 anos.

Além disso há uma extensa lista de itens de série, como som com oito alto-falantes e controles no volante, além de revestimento de couro. Cortinas infláveis e pré-tensionadores nos cintos de segurança, proteção contra lesões na coluna cervical, controles anticapotamento, de tração e estabilidade também vêm de fábrica.


Aliás, a sensação de segurança, característica pela qual a Volvo ficou famosa, é plena a bordo do jipão. As suspensões, bem acertadas, deixam o XC60 firme e, ao mesmo tempo, bastante confortável.

A linha de cintura alta protege quem está a bordo dos olhares curiosos. Os bancos dianteiros acomodam bem, é fácil encontrar a melhor posição de guiar e o volante, de boa empunhadura, torna fáceis as manobras de estacionamento.


O XC60 T5 é um carro perfeito para famílias e decepcionante para quem gosta de alguma esportividade. Embora o visual tenha sido rejuvenescido, algo reforçado pelas belas rodas de liga de 18”, trata-se de um carro muito dócil.

Não há surpresas. A aceleração ocorre de forma progressiva, mas nada empolgante, e o utilitário-esportivo está longe de instigar o motorista a pisar com força no pedal da direita.

O lado bom é que, guiando da forma como a pegada do carro inspira, o ponteiro de combustível demora a despencar.


FICHA TÉCNICA

Preço sugerido – R$ 159.950
Motor – 2.0 turbo, 4 cil., 16V, gasolina
Potência – 240 cv a 5.500 rpm
Torque – 32,6 mkgf a 1.800 rpm
Câmbio – Automatizado, seis marchas
Comprimento – 4,63 metros
Entre-eixos – 2,77 metros
Largura – 2,12 metros
Porta-malas – 495 litros

FONTE: VOLVO