Mesmo com o avanço dos SUVs, os olhos de muitos consumidores ainda brilham ao ver um aventureiro compacto – e as marcas continuam investindo no segmento. Neste comparativo de versões de topo, o Toyota Yaris X-Way, tabelado a R$ 80.290 e um dos mais recentes lançamentos do setor, e o Hyundai HB20X (R$ 72.590), que receberá atualizações neste ano, encaram o Honda WR-V (R$ 86.600).
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Apesar do preço mais alto, o WR-V venceu os rivais por ter suspensão, ergonomia, espaço e porta-malas melhores. Em segundo ficou o HB20X que, embora seja o menor desse trio, oferece o melhor trem de força e menor custo de revisão.
O Toyota tem o motor mais fraco e peca em ergonomia. Por outro lado, tem os menores consumo e preço do seguro.
O HB20X é o mais ágil e gostoso de dirigir. Seu motor 1.6 de 128 cv casa bem com o câmbio automático de seis marchas. A caixa CVT, voltada ao conforto, “mata” o ímpeto dos 1.5 de Yaris (116 cv) e WR-V (110 cv).
A dirigibilidade é melhor no WR-V, apesar de o Honda ter a maior altura em relação ao solo. Pesa a favor o bom ajuste da direção. No Yaris, as respostas do sistema são lentas, enquanto no HB20X o volante fica muito leve em velocidades altas.
As suspensões do WR-V têm o melhor compromisso entre conforto e estabilidade. As do HB20X são muito moles e sofrem com buracos. No Yaris, o sistema garante conforto, mas parece um tanto anestesiado.
Por dentro, o acabamento do Yaris, com detalhes cromados, é melhor e mais bem cuidado. O do WR-V é bom, mas falta requinte e o do HB20X traz excesso de plástico, algo que não combina com a versão de topo.
O painel do Yaris é completo, bonito e fácil de ler. Mais simples que o do rival, o do WR-V tem boa leitura. Já o do HB20X está datado e precisa mudar.
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Em relação a espaço interno, ergonomia e porta-malas, o melhor é o WR-V. É fácil encontrar a melhor posição de guiar, há vários e bem localizados porta-objetos e o porta-malas é o maior do trio (tem 60 litros a mais que o do HB20X).
O Yaris é amplo, mas não traz ajuste de profundidade do volante e os bancos poderiam ser mais confortáveis. O HB20X tem boa posição de guiar, mas é o mais apertado dos três. Todos levam quatro adultos, mas o WR-V é o que oferece mais conforto.
Na lista de equipamentos, houve empate entre os três. O WR-V tem seis air bags, o HB20X traz quatro e o Yaris, dois. Mas o Toyota é o único com controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e partida por botão.
X-Way e WR-V têm câmera atrás. Por outro lado, só há sensor de obstáculos no HB20X.
Nota: o WR-V das fotos é da versão EX, que tem menos itens de série, mas o mesmo motor da EXL.
Opinião
Novo HB20 vem aí, mas será a solução?
A Hyundai já confirmou que o novo HB20, que chegará ao Brasil no segundo semestre, terá opção “X”. O modelo terá entre-eixos um pouco maior que o atual, mas ainda assim será menor que os rivais. E tem mais estreias a caminho, como a variante aventureira do Volkswagen Polo, que também será maior que o HB20X. O motor 1.0 turbo de três cilindros será uma das boas novidades e deverá deixar o Hyundai ainda mais interessante. O Yaris, por sua vez, tem boas qualidade, mas peca no conjunto quando comparado aos concorrentes.
A diferença de preço entre os três modelos acaba sendo justificada por itens com os seis air bags do WR-V. Aliás, a Honda é a única marca que garante que seu compacto é um verdadeiro SUV. É do jogo. No meu ponto de vista, contudo, o carrinho é um aventureiro bem fornido e está longe de ser um utilitário-esportivo de verdade. Quem ainda assim quiser levar o modelo para a garagem de casa, terá de desembolsar, no mínimo, R$ 82 mil. Por esse preço, a versão de topo do Yaris acaba sendo mais interessante.
Prós e contras
HB20X
PRÓS – DESEMPENHO
Melhor motor e câmbio com as menores dimensões fazem do Hyundai o mais esperto.
CONTRAS – ESPAÇO
Tem o menor espaço interno e só não é pior porque a ergonomia é muito boa.
WR-V EXL
PRÓS – CONFORTO
O espaço interno e o bom ajuste da suspensão ajudam a tratar bem os ocupantes.
CONTRAS – CÂMBIO
Mais voltado ao conforto que ao desempenho, CVT “inibe” as respostas do motor 1.5.
YARIS X-WAY
PRÓS – COMODIDADES
Partida por botão, controle de estabilidade e tração são itens exclusivos do Toyota.
CONTRAS – DESEMPENHO
Além de o motor ter apenas 110 cv, câmbio CVT “mata” ímpeto do X-Way.